Governo de Rondônia
28/03/2024

COMUNICAÇÃO

Governo de Rondônia faz chamamento público para implantar telefonia celular nos distritos

29 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Telefonia atenderá distritos rondonienses

Telefonia atenderá distritos rondonienses

O serviço de telefonia móvel chegará, nos próximos meses, a 16 dos principais distritos de oito municípios do estado, incluindo Porto Velho. Será um avanço tecnológico que proporcionará grandes conquistas, principalmente para a agroindústria e pecuária. A eleição da operadora será feita após cumpridas as etapas do chamamento público promovido pelo governo de Rondônia. O processo será concluído no dia 15 de junho.

A operadora que for escolhida para executar os serviços nas localidades será beneficiada pelo Estado em regime de fomento por meio de incentivos fiscais em forma de concessão de crédito outorgado de ICMS. A previsão é de que as quatro operadoras de telefonia do país participem do processo. A primeira exigência é que tenham concessão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A escolha da operadora será realizada pela Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae), através da Diretoria Executiva de Tecnologia de Informação e Comunicação (Detic). Serão cumpridas três etapas. A primeira é a divulgação do edital de chamamento. Seguem-se então a fase de apresentação de propostas e, finalizando, a análise das propostas e declaração da empresa vencedora.

Segundo Marcelo Farias Braga, que faz parte da comissão nomeada para receber as propostas, a telefonia celular nos distritos significa a inclusão dos moradores no universo tecnológico. “Eles terão acesso a informações por telefone e, também, à internet. Com isto terão mais informações sobre como potencializar a produção de uma propriedade rural”, exemplifica.

Marcelo Farias Braga

Marcelo Farias Braga faz parte da comissão

As vantagens se espalharão por outras áreas, como educação e saúde, que terão acesso a conteúdos que proporcionarão melhorias diversas. “Interligados e podendo trocar informações a qualquer momento, os moradores experimentarão a entrada num mundo tecnológico que não para de evoluir”, acentua Braga.

LOCALIDADES

A telefonia móvel chegará, através deste chamamento público, inicialmente, aos distritos de Calama, Extrema, Nova Califórnia, Rio Pardo, União Bandeirantes e Vista Alegre do Abunã, todos em Porto Velho. Há ainda os distritos de Triunfo (em Candeias do Jamari), Izidolândia e Rolim de Moura do Guaporé (em Alta Floresta d’Oeste), Bom Jesus (em Jaru), Boa Vista do Pacarana (em Espigão d’ Oeste),São Domingos do Guaporé (em Costa Marques), Surpresa (em Guajará Mirim), Nova Dimensão, Palmeiras e Jacynópolis (em Nova Mamoré).

Se estes serviços trarão avanços para estes 16 distritos, já está em andamento a fase de instalação de outras 49 torres de telefonia celular, da operadora Claro, que oferecerão cobertura a 60% do estado. Este é o resultado de empenho pessoal do governador Confúcio Moura, que conseguiu ampliar o chamamento público realizado pela Anatel para o estado. A inauguração das torres está prevista para junho deste ano.

Veja o edital de chamamento


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Admilson Knigtz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Cultura, Distritos, Economia, Educação, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Piscicultura, Rondônia, Saúde, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo