AGRONEGÓCIOS

Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, visita Rondônia Rural Show e destaca potencialidades do estado

29 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Ministro conheceu produtos de agroindústrias ao lado do governador

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias desembargou por volta de 21 horas de quinta-feira (28) no aeroporto de Ji-Paraná, juntamente com os parlamentares da bancada federal que vieram para a 4ª edição do Rondônia Rural Show. O ministro e os parlamentares foram recepcionados no aeroporto pelo governador Confúcio Moura e demais autoridades do estado.

Na manhã desta sexta-feira (29) o ministro Patrus Ananias acompanhado do governador Confúcio Moura percorreram o parque de Exposição Hermínio Victorelli para conhecer o potencial produtivo do estado exposto na Rondônia Rural Show.

Pequenos produtores de Rondônia receberam vários benefícios, entre eles o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O casal de produtores Adeilton Back da Silva e Claudiane Caldeira de Souza do município de Nova Brasilândia recebeu o documento. Com o CAR em mãos o produtor tem acesso a financiamentos junto às instituições financeiras.

O governo do estado buscou recurso junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na ordem de R$ 8.864 milhões para custear o documento para o produtor que tem área de até 240 hectares a custo zero. Até abril do ano passado 56 mil propriedades já haviam sido cadastradas. A meta do governo é regularizar até o final do ano que vem 120 mil propriedades.

Foram liberados 84 contratos no valor de R$ 5,4 milhões do programa Mais Alimentos. O programa destina recursos para investimentos em infraestrutura da propriedade rural e assim criar condições para o produtor rural aumentar a produção e a produtividade da agricultura familiar. O financiamento tem juros a 2% ao ano, sendo três anos de carência e 10 anos para pagar.

3 Dia Rural Show || Radio,Ministro,Visitas Banco do Povo._-51

Na manhã de sexta-feira foram entregues títulos, veículos e assinados convênios

O governo do Estado entregou veículos para associações de produtores rurais, liberação de créditos e títulos rurais. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinou Termo de Cooperação com o governo do estado de Rondônia para trabalhar juntos por meio do Programa Terra Legal para documentar as mais 70 mil propriedades que ainda estão irregulares no estado.

O ministro Petrus Ananias disse que ao visitar a feira de tecnologia ficou extremamente impressionado e ao mesmo tempo encantado com a potencialidade de Rondônia. E fez questão de contar que minutos antes do evento estava ao lado do governador Confúcio Moura quando ambos foram informados que o jornal Valor Econômico destacou os indicadores positivos de Rondônia.

Petrus Ananias falou sobre os programas que o governo federal por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário vem desenvolvendo em todo o país e afirmou que os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) saltaram de R$ 2 bilhões em 2014 para R$ 24 bilhões em 2015. Ao final o ministro parabenizou o governador Confúcio Moura pelo trabalho que vem realizando no estado e prometeu voltar outras vezes a Rondônia.

O governador Confúcio Moura agradeceu a presença do ministro em Rondônia e disse que tem feito um governo de relacionamento. “Tenho ouvido mais e procurado ficar perto das necessidades das pessoas. Tenho trabalhado políticas públicas interessantes e inovadoras para melhorar a vida do trabalhar rural” e agradeceu a parceria do governo federal e do Ministério de Desenvolvimento Agrário pela parceria. “Nossos técnicos vão a campo para ajudar o homem do campo a documentar a sua propriedade junto com o Terra Legal vamos legalizar as 70 mil propriedades que ainda faltam”, afirmou o governador.

Confúcio Moura finalizou dizendo que os estados de Rondônia e Mato Grosso são o Brasil novo, que produz alimentos. “Nossa especialidade é produzir carne, arroz, feijão, cacau e café, nossa especialidade é produzir comida”, afirmou o governador.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Bruno Corsino