Governo de Rondônia
26/04/2024

GESTÃO

Governo estimula busca pela excelência no serviço público em Rondônia

02 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Isis fotos de Ésio Mendes  (1)

Encontro reuniu gestores do governo de Rondônia

A determinação do marechal Cândido Mariano Rondon ao fazer chegar a comunicação à Amazônia através das linhas telegráficas foi apontada pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, como exemplo a ser seguido na administração estadual. O comentário foi feito na abertura do seminário Gestores em Foco que iniciou nesta terça-feira (2), no Rondon Palace Hotel. O evento reúne secretários de estado e estimula a busca pela excelência no serviço público.

Com o seminário, o governo de Rondônia propõe a modernização e o comprometimento de cada ente público com a finalidade da melhor prestação de serviço à população. O secretário George Braga explicou que é preciso ter planejamento e objetivo para cumprir cada missão. Pediu que todos deem a devida importância ao serviço que executam e reiterou que todos precisam estar motivados para realizar bem as tarefas.

Ao citar o comprometimento do marechal Rondon no desbravamento da Amazônia, num tempo em que não havia conforto e sobravam desafios, Braga destacou a importância da fé no cumprimento da meta e que todo o esforço do militar foi recompensado. “Ele foi reconhecido internacionalmente, inclusive pelo ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt”, acentuou.

George Braga, secretário de Planejamento

George Braga, secretário de Planejamento

O secretário apontou exemplos de países que investem muito em planejamento, como a Alemanha e Japão, e destacou fatores fundamentais para o sucesso das metas, como conhecimento, coragem e equipe. Ao final da palestra, Braga afirmou que o gestor público deve ser zeloso e observar bem a legislação para não ter que responder por eventuais falhas.

APRENDIZ

Para a superintendente de Gestão de Suprimentos e Gastos Públicos, Isis Gomes Queiroz, que proferiu a segunda palestra do seminário, o gestor precisar observar os princípios que norteiam a administração pública.

Isis iniciou no serviço público aos 14 anos, como aprendiz no Ministério Público Estadual. Ela afirmou que o administrador está sujeito mandamentos da lei e das exigências do bem comum. Ao invocar a participação de todos no combate ao desperdício, lembrou que o gasto com combustível é controlado por um sistema que aponta o consumo e demandas.

Após sustentar que a supremacia do interesse público prevalece sobre o interesse privado, Isis Queiroz explicou que o governo de Rondônia tem contas favoráveis porque atua com firmeza na economia de gastos. Ela disse ainda que este controle será mantido porque os reajustes da energia e combustível devem desencadear outros aumentos, que terão impactos nas contas públicas. O seminário será encerrado nesta quarta-feira (3).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Economia, Governo, Legislação, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo