25/04/2024

HABITAÇÃO

Famílias participam de sorteio de endereços do Residencial Jardim dos Lagos, em Rolim de Moura

08 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

370 famílias participaram do sorteio de endereços do Residencial Jardim dos Lagos

Famílias participam do sorteio de endereços

Na sexta-feira (5), 370 famílias beneficiadas nesta etapa do Programa Minha Casa Minha Vida participaram do sorteio de endereços para o Residencial Jardim dos Lagos, no município de Rolim de Moura. O programa é executado pelo Governo de Rondônia por meio do Programa Morada Nova.

Carmem Ferreira foi uma das beneficiadas e agora já sabe qual o número da casa o lote, quadra e rua onde ela irá morar no Residencial Jardim dos Lagos. “Vou fazer a vistoria da minha casa na semana que vem, vou ver como ela é por dentro. Fico muito emocionada, minha casa era um sonho de muito tempo e agora, finalmente  terei  a segurança de morar no que é meu”, declarou.

Outra beneficiada foi Leontina Rebelo de 64 anos. Ela foi contemplada com a moradia por meio da cota especial, que é de 3% das moradias destinada a idosos. “Ao saber a data em que irá realizar a vistoria da sua casa, Leontina já planejava como irá organizar  casa nova. “Quero fazer um jardim com muitas flores no quintal e plantar árvores com frutos. Vou deixar minha casa linda, como sempre sonhei”, disse emocionada.

Silvana Pereira primeira sorteada dos Jardins dos Lagos

Silvana Pereira de Freitas foi a primeira sorteada. “Quero agradecer a Deus e ao Governo do Estado, pois agora vou sair do aluguel de R$ 150 e vou dar mais conforto para o meu filho indo para minha tão sonhada casa”, disse Silvana.

A aposentada Maria Aparecida, de 63 anos, foi a primeira contemplada na cota dos idosos. Atualmente, ela paga R$ 250 de aluguel. “Eu nunca ia poder comprar uma casa, mas agora eu ganhei uma e vou sair do aluguel. Estou realizando o maior sonho da minha vida”, comemorou.

O vice-governador Daniel Pereira abriu o sorteio de endereços e destacou o grande projeto habitacional que o governo vem executando nos últimos quatro anos. “São 20 mil moradias para a população de baixa renda sendo construídas em todo estado. A parceria exitosa com o Governo Federal resulta em moradia digna para população de Rondônia, o que não era feito há mais de 20 anos”, disse. Ele afirmou que os investimentos do governo do estado em moradias não param por aí. “A meta do governador Confúcio Moura é que com o lançamento do Minha Casa Minha Vida 3, Rondônia contrate mais 20 mil moradias, o que  irá reduzir significativamente o déficit habitacional no Estado”, frisou.

O senador Valdir Raupp elogiou o programa Minha Casa Minha vida e o Governo de Rondônia pelos resultados alcançados através da parceria. “A maior parte dos recursos para construção destas casas são do governo federal, que investe pesado em moradias populares com o Programa Minha Casa Minha Vida, mas, aqui em Rondônia a contrapartida financeira e a execução pelo governo do estado são fundamentais para o sucesso do programa”, destacou.

Vice governador de Rondônia, Daniel Pereira, abre o sorteio de endereços

Vice-governador abriu o sorteio de endereços

De acordo com a secretária de Assistência Social de Rondônia, Valdenice Domingos, o Residencial Jardim dos Lagos, com 370 moradias é o segundo empreendimento Habitacional a ser entregue no município de Rolim de Moura. “Em 2013 foram entregues 400 casas no Residencial Jatobá e agora com este novo residencial serão mais de 3 mil pessoas beneficiadas com moradias dignas e seguras, que sairão da situação de vulnerabilidade social e terão resolvidos seus problemas habitacionais”, declarou.

A secretária fez um pedido às famílias para que zelem pelo seu imóvel, que cuidem como seu bem mais precioso, que não vendam ou aluguem, para que possa ser passado aos filhos. “Só resolveremos os problemas habitacionais se as famílias assumirem de fato seus imóveis, sem se desfazer e correr o risco de voltar a morar de favor, ou aluguel, ou mesmo em áreas de risco”, frisou Valdenice.

O prefeito César Cassol disse que se orgulha de Rolim de Moura ser o primeiro município receber as moradias do Programa Minha Casa Minha Vida e disse que a prefeitura vem se empenhando em garantir moradias dignas com acesso a educação, segurança e saúde para as famílias.

VISTORIAS

Após o sorteio de endereços a próxima etapa a ser executada e a vistoria das casas. O beneficiário terá um horário agendado para vistoriar seu imóvel, junto ás equipes da Caixa Econômica e da Construtora João de Barro.

Valdenice Domingos Secretaria de Assistência Social - SEAS falando aos mutuarios

Valdenice Domingos, secretária de Assistência Social

Segundo o secretário adjunto da Seas, Márcio Felix, as 370 famílias irão realizar as vistorias no período de  8 a 15 de junho. “Essa etapa da vistoria é muito importante para a família, pois é onde o beneficiário poderá constatar se a casa que irá receber está em perfeito estado, sem nenhum problema na infraestrutura”, explica, Márcio Felix.

De acordo com o secretário, após as vistorias as informações dos beneficiários com os seus endereços são encaminhadas à Caixa Econômica que irá começar a gerar os contratos de cada beneficiário que depois de assinar o contrato já pode receber as chaves do imóvel.

A previsão dada pela Caixa Econômica para a entrega das moradias é até o final do mês de julho.

Participaram ainda da solenidade de abertura do sorteio de endereços, a deputada federal Marinha Raupp, o prefeito de Nova Brasilândia Gerson Neves, o secretário adjunto da Seas, Márcio Felix, o gerente geral da Caixa Econômica Graziliano Vgoline, o superintende da Secel Rodnei Prado, os vereador Gerson do salão  e Roberto Diniz e o secretário municipal de Assistência Social, Cleberson.

Texto: Luana Lopes e Aristides Araújo
Fotos: Luana Lopes e Aristides Araújo

Assistência Social, Governo, Habitação, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia