INVESTIMENTOS

Com estradas boas, empresários de Machadinho investem na produção de soja e arroz

15 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

José Saurin afirma que sem  a garantia de escoamento não há como investir na produção

Saurin diz que vai investir ainda mais na produção a partir de 2016.

Apenas na RO-205, também conhecida como Linha MC-7, entre Machadinho do Oeste e Cujubim, cinco empresários chegam a produzir, anualmente, mais de 250 mil sacas de arroz e soja, colocando o município entre os grandes plantadores de grãos de Rondônia.

Proprietário da fazenda Ouro Verde, José Nerci Saurin é um dos investidores na região. Em 2014 ele retirou de sua propriedade 48 mil sacas e estima uma produção maior para 2015.

Sem dificuldade para escoar sua safra, José Saurin já pensa em expandir seu plantio. A ideia de aumentar a colheita, segundo Saurin, surgiu com a melhoria da RO-205, trabalho executado pela Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) em Machadinho. O empresário conta que iniciou o plantio de soja e arroz há cerca de cinco anos, mas tinha dificuldade para escoar os grãos.

Ele afirma que vários produtores perdiam cargas porque os caminhões não subiam os morros e desciam. Relatou que as carretas precisavam de apoio de tratores para subir os morros elevados. Saurin destacou também a produção do empresário André Sauer, seu vizinho, que chega a colher 130 mil sacas de arroz e soja por ano. “Estradas em boas condições é a logística mínima que o governo estadual pode nos fornecer e hoje podemos contar com esse apoio”, declarou.

O residente do DER em Machadinho, Rinaldo Pires, o Ronaldinho, afirma que o governador Confúcio Moura (PMDB) valorizou toda a região de Machadinho quando reativou a Regional do DER que havia sido fechada há quase 20 anos.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento