PLANEJAMENTO

Sociedade de Cacoal adere ao chamamento do governo de Rondônia na elaboração do Plano Plurianual

15 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Foram realizadas oficinas antes da audiencia

Foram realizadas oficinas antes da audiência

A sociedade organizada na região de Cacoal aderiu ao chamamento do governo estadual nas discussões sobre o planejamento dos próximos quatro anos para a região. As áreas de Saúde e Educação ganharam destaques na realização do Plano Plurianual Participativo (PPA – 2016-2019), nesta segunda-feira, 15, na escola estadual de ensino fundamental e médio Clodoaldo Nunes de Almeida, em Cacoal.

A realização do PPA 2016-2019 de Cacoal reuniu cerca de 150 pessoas na apresentação dos problemas sociais e suas respectivas intenções de soluções. Ao todo foram discutidos treze eixos prioritários, que são: Educação, Saúde, Inclusão Social, Segurança, Esporte, Cultura, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Desenvolvimento Urbano, Ciência e Tecnologia, Setor Produtivo, Turismo, Indústria e Comércio.

Coordenadora da Superintendência da Paz (Sepaz) em Cacoal, a servidora Maria da Penha de Souza Menezes avaliou os debates na área da saúde como satisfatórios. “A sociedade local reconhece os avanços da saúde publica em Rondônia. Porém, apontou outros interesses coletivos, como a implantação de UTI neonatal, implantação de um Centro de Diagnóstico e o melhoramento da maternidade municipal, hoje considerada bastante deficitária”, elencou Penha Menezes.

Recentemente o governo do estado absorveu a demanda do único pronto socorro de Cacoal, além de manter em pleno funcionamento o maior Hospital Regional no interior do estado.

Eurico Marcos

Eurico Marcos mora em Cacoal há 42 anos

“A valorização dos professores, a melhoria na qualidade do ensino e a evasão escolar são os nossos principais gargalos no ensino público”, aponta a professora de matemática Aurea de Lourdes Rodrigues, que há 26 anos atua no magistério na região e participou do evento por entender ser importante o engajamento da sociedade no processo de elaboração do planejamento do desenvolvimento regional.

Morador há 42 anos em Cacoal o ministro de cultos da igreja Apostólica Eurico Marcos Rodrigues de Oliveira participou das discussões no eixo Inclusão Social. “Todo cidadão deve participar desses eventos, pois são neles que se estabelecem as prioridades do desenvolvimento regional”, frisou Eurico Oliveira, que defende a Tecnologia da Informação como sendo um dos fortes aliados para inserir o jovem no mercado de trabalho.

O psicólogo clínico Abzael Matias foi o mediador no eixo Inclusão Social. “Estamos satisfeitos com os diálogos. Chegamos ao consenso que precisamos fortalecer algumas instituições”, avaliou Abzael Matias, que conduziu as discussões no viés da inclusão do jovem ao mercado de trabalho e o fortalecimento dos Centros de Referencias de Assistências Sociais (CRAS) e das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

“Consideramos que o evento atingiu o objetivo ao abrir para a sociedade a liberdade em apresentar problemas e sugestões de melhorias para a região”, disse o coordenador das audiências públicas, o servidor Natan de Oliveira. O diretor do Hospital Regional de Cacoal Marco Aurélio Vasques representou o governador Confúcio Moura e destacou, na abertura do evento, o empenho do governador nos avanços realizados na área da saúde pública.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes