INFRAESTRUTURA

Ministério das Cidades empenha R$ 200 milhões para esgotamento sanitário de Ji-Paraná e Jaru

19 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Kassab assina contratos que liberam R$ 200 milhões para Rondônia

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, assinou na tarde desta quarta-feira (17), em Brasília, a contratação  de saneamento básico referente ao Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) do governo federal em parceria com o governo do estado que atendem os municípios de Ji-Paraná e Jaru.  Somados, ultrapassaram R$ 190 milhões.

Na audiência que contou com as presenças dos senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz, da deputada federal Marinha Raupp, do prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires e da representante do Governo de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel, o ministro autorizou a realização do 1º empenho de recursos e a contratação de termo de compromisso que atingiu as condições técnicas para emissão do Laudo de Análise de Engenharia.

As rubricas estão destinadas ao esgotamento sanitário das sedes dos municípios de Ji-Paraná e Jaru. Serão repassados às Prefeitura de Ji-Paraná R$ 179.361.049,46 e Jaru R$ 10.500.00, conforme a portaria 493/2013. Ambos com a contrapartida do Governo do Estado.

O senador Valdir Raupp enfatizou a assinatura dos convênios. Segundo ele, é um marco para estes dois municípios. “São quase 200 milhões de reais de investimentos. São projetos que vão tirar de uma situação crítica de falta de saneamento, para uma situação de melhoria na qualidade de vida, a população de Ji-Paraná e Jaru”, afirmou.

De acordo com o senador Acir, são obras importantíssima para essas duas cidades. “Nós todos dependemos dessa obra para a melhoria da qualidade de vida da população dos nossos municípios, que são nas cidades onde moramos, são as cidades que temos que melhorar, e essa obra vai ajudar muito os dois municípios, e esse sucesso se deve em função da união da bancada federal”, disse Gurgacz.

O prefeito Jesualdo Pires ressaltou que em poucos meses será possível iniciar as obras em Ji-Paraná.  Para ele, o esgotamento sanitário da cidade é um sonho da população que há 20 anos clama pelo serviço. Jesualdo falou que as obras atenderão praticamente cem por cento da cidade. “Agradeço toda a bancada federal, o governador Confúcio Moura, a Iacira Azamor (Caerd) e, especialmente, o ministro Kassab que foi um grande parceiro, agilizando o projeto e está dando a ordem de serviço. A partir desse momento a Caerd começa,  juntamente com a Caixa Econômica Federal (CEF), a fazer as tratativas da licitação da obra”, explicou  o prefeito.

A deputada Marinha Raupp destacou que este trabalho vem sendo acompanhado há alguns anos e que Rondônia precisa muito de saneamento ambiental. “Eu e o governador Confúcio Moura tivemos a oportunidade de sermos colegas e, na nossa época, quando iniciamos, não havia recursos para saneamento ambiental, era muito difícil, quando o governo federal definiu o PAC, aí houve se a possibilidade de fazer esse investimento que justamente oportuniza a saúde preventiva. É um trabalho de muito tempo que hoje está trazendo um resultado muito positivo para a população”, lembrou a parlamentar,

A superintendente de integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel, destacou que esgoto sanitário e água tratada são questões de prevenção à saúde pública, e os convênios assinados neste dia marcam o início de muitas outras obras que serão anunciadas ao longo dos próximos anos pelo governo do estado em parceria com o governo federal.

Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Zózimo Macêdo