29/03/2024

INVESTIMENTO

Escola com padrão do Ministério da Educação é inaugurada com festa em Porto Velho

26 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Solenidade inauguração Escola Est. Lydia Johnson de Macedo com Min. Educação 25-06-38

Ministro, governador, senadores e secretária de Educação na inauguração da escola

O coral Cantores do Rei, da Primeira Igreja Batista de Porto Velho, deu o tom festivo à cerimônia de inauguração da Escola de Ensino Fundamental e Médio Lydia Johnson Macedo, nesta quinta-feira (25), no bairro Costa e Silva. Os hinos religiosos cantados com entusiasmo, apesar do forte calor que fazia, anunciaram um novo tempo no bairro. O ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, o governador Confúcio Moura e os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz destacaram que a inauguração de uma escola é sempre fato excepcional.

A Escola Lydia Johnson Macedo é definida como Padrão MEC. Custou R$ 3,9 milhões e está numa área de aproximadamente 12 mil metros quadrados, corredores cobertos com telhas de barro. Os alunos terão à disposição 12 salas de aula climatizadas, laboratórios de ciências naturais e de informática, refeitório, cozinha, teatro de arena, quadra poliesportiva coberta e área de vivência.

“É a escola mais bonita do estado”, afirmou a secretária estadual da Educação Fátima Gavioli. Inicialmente, serão atendidos os alunos da escola Brasília, que funciona o bairro Pedacinho de Chão e está sendo reformada. Posteriormente, segundo Gavioli, funcionará apenas o ensino médio com cursos profissionalizantes, resultado da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).

O nome de Lydia Johnson Macedo, dado à escola, é resultado de uma iniciativa do governador Confúcio Moura. Ele orientou para que fosse de uma pessoa com bons serviços prestados à educação. E os Johnson, tradicional família de Porto Velho, com gerações de professores que se sucedem, estavam presentes ao evento. Estavam em parte do coral e entre os convidados.

Família Johnson tem tradição em educação

A família Johnson mereceu parte substancial do discurso do ministro Renato Janine. Ele lembrou que os ascendentes foram trazidos à força para trabalhar no Brasil e que o país corrige o erro histórico com a homenagem na escola. Para Janine, o momento é simbólico, mas recheado de grandes realidades. Destacou que a inauguração aconteceu no dia em que se completou um ano da vigência do Plano Nacional de Educação e reiterou que o papel do educador merece particular destaque em qualquer circunstância.

IGREJA

Para Confúcio Moura, escolas são como igrejas, que são tratadas com zelo especial em qualquer religião. “São um bem sagrado”, acrescentou. Segundo o governador, cada unidade educacional construída deve servir para irradiar anseios maiores para outros estabelecimentos de ensino.

O governador citou algumas das que foram erguidas no primeiro mandato e orientou Clarina Carneiro de Moraes, diretora da escola Lydia Johnson Macedo, para que seja ousada e provoque uma revolução na comunidade. “Não adianta muito ter uma escola bonita, adianta o que ela produz. Se não produzir coisas boas, envelhece em pouco tempo”, concluiu.

Manoel Brito de Macedo, viúvo da professora Lydia Johnson, recebeu uma placa com homenagem “in memorian” oferecida pelo governo do estado. A solenidade foi encerrada com o coral Cantores do Rei entoando o Hino de Rondônia.

Veja fotos da inauguração

Texto: Nonato Cruz