20/04/2024

PRODUÇÃO

Agroindústrias são inauguradas no assentamento Paraíso das Acácias, em Candeias do Jamari

26 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Candeias 26-06 - Inauguração 4 agroindústrias–panificação,queijo,farinha e polpa-16

Governador participou da inauguração

Foram inauguradas quatro novas agroindústrias no assentamento Paraíso das Acácias em Candeias do Jamari na manhã desta sexta-feira (26), nos segmentos de panificação, processamento de mandioca, polpa de açaí e derivados de leite.

O Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia (Prove) foi implantado no primeiro mandato do atual governo pela Lei n° 2.717/2012, com o objetivo de incentivar pequenos proprietários rurais a produzir, industrializar e comercializar os produtos sem intermediários, uma forma de gerar renda e fixar o homem no campo com qualidade de vida.

Produtora Maria Augusta Santos recebendo a certificação de sua agroindústria

Os produtores rurais João Lino de Oliveira e Maria Augusta Santos Oliveira têm uma pequena propriedade de 2,5 hectares, resolveram investir, com o apoio do governo do estado, em uma agroindústria de panificação com sabores regionais, como pães, biscoitos e doces de tucumã, babaçu e outras frutas da região. Maria Augusta explica que o empreendimento mudou a vida da família, pois os dois filhos também trabalham na produção dos produtos.

O produtor Wilson Teófilo da Silva irá processar mandioca, pois aposta nos derivados do produto que é muito comercializado no estado. Maria das Graças Teixeira acredita na industrialização da polpa do açaí, fruta regional que conquistou paladares em outras regiões do país, a exemplo de São Paulo que tem interesse em fazer negócios com a produtora.

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Luiz Gomes, disse que desde 2012, quando o Prove passou a ser um programa de governo, já foram criadas mais de 500 agroindústrias legalizadas e certificadas. “O programa veio ao encontro da necessidade do produtor que trabalha em regime familiar, destacando que tem agroindústria com renda mensal de até R$ 50 mil”, comemorou.

O governador Confúcio Moura disse que o programa de implantação de agroindústria familiar é fantástico, lembrou que conheceu o programa quando o atual senador Cristovam Buarque era governador do Distrito Federal e desde então vinha falando do projeto, que só começou em Rondônia quando foi eleito prefeito de Ariquemes e teve a oportunidade de implantar 58 agroindústrias naquele município e depois trouxe o programa para o estado. “As coisas acontecem no tempo de Deus, hoje são mais de 500 agroindústrias em todo o estado, gerando emprego e renda” afirmou o governador.

Por meio do Prove, o governo do estado legaliza toda a documentação das agroindústrias, que podem tirar o Selo de Inspeção Municipal (SIM), o Selo de Inspeção Estadual (SIE) e o Selo de Inspeção Federal (SIF). Com essas certificações, os produtos podem ser comercializados em todo o território nacional.

Veja fotos da inauguração

Texto: Eleni caetano