ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Parcerias governamentais reduzem os custos de obras e serviços em Rondônia

03 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Matéria Ações desenvolvidas pela SUGESPE em 04.05.15 181

Trabalho é desenvolvido em espaços públicos

A Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe) disponibiliza pessoal, equipamentos e recursos para atender as mais diversas parcerias com as demais secretarias do estado. Obras no Restaurante Comunitário Prato Cheio, construção da fábrica de artefatos de cimento e concreto armado no complexo Ênio Pinheiro, iluminação da praça do bairro Três Marias, todos em Porto Velho, e ainda no Bumbódromo em Guajará-Mirim, são exemplos de alta qualidade e economia de tempo e dinheiro, que ultrapassa 90%.

A mão de obra de reeducandos é utilizada em parcerias. Uma delas é com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), que solicitou o apoio da Sugespe para realizar reparos no Restaurante Comunitário Prato Cheio da zona Leste de Porto Velho, que carecia de reboco, pintura, rampas de acessibilidade, identificação visual horizontal e calçadas (que foram feitas até a frente da Delegacia de Polícia Civil do bairro).

“Economizamos bastante na mão-de-obra, que é o mais caro, e eu acredito que o Estado tem que trabalhar é assim mesmo, um órgão ajudando o outro, porque o Governo é um só e precisamos dar o nosso melhor”, afirma Valdenice Ferreira, secretária da Seas.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), parceira no projeto de reinserção de apenados na sociedade com a Sugespe desde 2011, também lançou mãos dos préstimos da equipe de trabalho de superintendência, quando da edificação do galpão para a fábrica de artefatos de cimento e concreto armado no complexo Ênio Pinheiro, em Porto Velho, finalizado no final do mês passado, “que produzirá, inicialmente, manilhas a serem usadas em obras da Prefeitura de Porto Velho, que fornecerá os insumos, e, posteriormente, poderá fabricar desde meios-fios até postes de concreto, assim que os equipamentos para fabricação chegarem”, certifica Marcos Rocha, secretário da Sejus.

O secretário informa que, para operar a fábrica, serão selecionados 30 reeducandos, os quais, além de produzir as primeiras manilhas, serão os duplicadores, treinando outros reeducandos.

“O governador Confúcio, que sempre se declarou municipalista, se sensibilizou com as dificuldades da prefeitura da capital (Porto Velho) de contratar mão-de-obra e de reativar sua antiga fábrica de artefatos de concreto. Então nos incumbiu de prestar este auxílio ao executivo municipal, tão carente de infraestrutura de base, já que temos pessoal (apenados remunerados e treinados pela Sugespe) e equipamentos fornecidos pelo DER”, justifica Rocha.

Praça Três Marias, conta agora com iluminação

Mas não é só na capital que a Sugespe fornece sua força de trabalho e recursos. A pedido da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) deslocou parte da sua equipe para Guajará-Mirim a fim de reformar o Bumbódromo (que já é de responsabilidade do governo do Estado), com execução direta e insumos fornecidos pela Secel. “As parcerias têm proporcionado uma grande economia aos cofres públicos, que chegam até a incríveis 96%”, comemora o secretário Rodnei Paes.

Outra obra realizada pela Sugespe foi a iluminação da praça no bairro Três Marias, em Porto Velho, que após ser totalmente equipada com aparelhos de esporte e lazer e entregue à população local, carecia de luminosidade para sua utilização noturna e também como medida de segurança.

“Vamos continuar participando dessa modalidade de administração, pois sabemos da responsabilidade de construir um Estado, afinal Rondônia tem apenas 34 anos e precisa de estruturas de base de alta qualidade e podemos fazer isso a um custo bastante baixo”, pondera Paes.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Admilson Knightz e Daiane Mendonça

Capacitação, Convênios, Economia, Governo, Inclusão Social, Obras, Rondônia, Saneamento, Segurança