13/05/2024

Polícia Ambiental completa 30 anos e promove atividades para crianças

14 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

20150709_203641

Dois dias de evento aberto ao público em Candeias do Jamari marcaram o 30º aniversário da Polícia Ambiental de Rondônia. O evento aconteceu na sede do Batalhão de Polícia Ambiental, onde há uma reserva florestal utilizada para treinamentos. Este ano, 30 estudantes da Escola Tiradentes de Jacy-Paraná participaram e passaram por uma sessão de treinamentos de sobrevivência na selva, adaptados para crianças e adolescentes.

Dentre as modalidades: “Falsa Baiana”, um treinamento que permite a travessia de um rio, utilizando-se duas cordas e a habilidade de soldado que somente o treinamento pode oferecer. Os alunos receberam também o treinamento “Corda Três Pontas” e o “Comando Crawl”. As três modalidades são muito utilizadas pelas companhias de selva do exército.

O treinamento foi oferecido pela 17ª Companhia de Infantaria de Selva do Exercito e coordenado pelo 3º sargento Vetter. A importância de como utilizar a bússola foi outro treinamento oferecido às crianças. Vetter afirmou que nos dias de hoje muito se imagina que o GPS pode substituir a antiga bússola, mas isso não procede.

20150709_164854Um equipamento complementa o outro, disse o instrutor. Vetter explicou que a depender das situações climáticas de relevo e de vegetação, a velha bússola leva vantagem porque não para de funcionar. Já o GPS pode apresentar problemas em uma mata fechada, por exemplo.

“Muita coisa mudou nos últimos 30 anos, período em que foi instituída a Polícia Ambiental”, destacou o tenente coronel Torres, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental. “Mas a principal mudança foi conceitual.

As pessoas vão aos poucos se conscientizando da necessidade do bom trato ao meio ambiente, que inclui a preservação das espécies vegetais e animais”, enfatizou Torres. Para o comandante, “há necessidade de avançarmos cada vez mais na abordagem de temas ambientais.

“Precisamos reprimir hoje, e ao mesmo tempo conscientizar para que num futuro próximo, haja um pensamento majoritário favorável à preservação do planeta que habitamos”, afirmou.

Villa Lobos na floresta
20150709_203445

Outra atração para quem participou da comemoração foi à presença da Orquestra sinfônica Villa Lobos, de Porto Velho, que apresentou em meio à selva (reserva florestal), a mesma peça que havia sido apresentada dois dias antes no Palácio das Artes Rondônia.

Na reserva florestal do BPA, cerca de 60 pessoas acompanharam a apresentação da orquestra que teve inicio as 20h30 com encerramento as 22h30. Líderes da sinfônica explicaram sobre os instrumentos, como eles surgiram e a importância de cada um no contexto musical sinfônico.

“Estamos aqui no meio desta mata, com este ar fresco, com muita satisfação para apresentar nosso trabalho para estas crianças”, disse a coordenadora. Marina Prestes contou que o mesmo show apresentado no palácio das artes e que lotou o teatro durante duas noites seguidas, “é o mesmo evento que apresentamos para estas crianças”, disse. Ele argumentou ainda que esta apresentação no BPA no meio da mata pode ter sido um piloto de um eventual projeto, tendo em vista que que até aquela data não havia vivido tal experiência.

A peça, segundo Marina Preste, é diferenciada. 55 músicos integrantes da orquestra executam grandes clássicos, temas de filmes campeões de bilheterias, enquanto trechos desses filmes são exibidos num telão ao fundo, de forma que o público possa ouvir os temas, ao vivo e recordar os clássicos campeões de bilheteria.

Nas duas horas de apresentação na reserva florestaal do BPA, a música mais marcante, de acordo com as crianças que assistiram ao show, foi o tema do filme O Rei Leão.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Valdir Alves