Governo de Rondônia
16/04/2024

APRESENTAÇÃO

Aula inaugural da Escola de Música da Polícia Militar lota Teatro Banzeiros em Porto Velho

31 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

DO RE MI  (83)

Aula inaugural da Escola Dó Ré Militar foi realizada na noite de quarta-feira

Clima de descontração marcou a aula inaugural da Escola de Música Dó, Ré Militar, no Teatro Banzeiros, na noite de quarta-feira (29), em Porto Velho.  Além da Banda de Música da Polícia Militar que executou vários temas, o evento teve com a apresentação dos mais de 40 alunos que integram a escola. O vice-governador, Daniel Pereira, o comandante geral da PM, coronel Nilton Kisner, e o controlador geral do Estado, Leonor Schramel participaram do evento que contou com familiares parentes e amigos de alunos. O público em geral girou em torno de 250 pessoas.

Daniel Pereira falou da importância que a música tem na vida das pessoas, destacando que as “medidas socioeducativas de responsabilidade da Polícia Militar abrem portas para o cidadão, hoje, para que não seja confrontado com o crime amanhã”. Antes, no Comando da PM, o vice-governador havia tratado dos programas sociais com coronel Nilton Kisner em todos os segmentos do governo e também da corporação militar.

“Temos nesse evento a materialização de uma ideia”, disse o coronel Kisner, completando que se trata de um projeto inovador, idealizado pelo major Braga, que pensou algo, que no seu entendimento, a corporação poderia desenvolver. “A PM de Rondônia tem muitos projetos sociais em andamento”, informou o coronel Kisner.

Na ocasião, o coronel Kisner,  que assumiu o Comando Geral da PM no início do mês de julho, falou sobre as ações a ser desenvolvidas e as novas metodologias a ser aplicadas na segurança do Estado, tendo como foco a integração, não só com os demais organismos de Segurança, mas, principalmente, com a comunidade.  “Pretendemos trabalhar com integração e harmonia”, disse o coronel.

REALIDADE 

Vice-governador, Daniel Pereira

Vice-governador, Daniel Pereira, destacou a importância da música para a socialização das pessoas

A materialização da ideia do major Braga se deu quando o projeto de montar uma escola de música da Polícia Militar foi apresentado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público do Estado de Rondônia. Sensibilizados com a ação, representantes do TJRO providenciaram a doação de mais de 80 instrumentos musicais para a escola, entregues no último dia 13, em solenidade no Comando da Polícia Militar.

Foram doados 10 violões, 10 teclados, 10 guitarras, uma bateria, cinco contrabaixos, três flautas transversais e 50 flautas doces. Crianças de faixa etária entre 7 e 12 são as beneficiárias do projeto. O juiz Sergio William, da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepema), entregou pessoalmente os instrumentos juntamente com outras autoridades governamentais.

“Não conseguiríamos êxito se não fosse a parceria com o Poder Judiciário, por intermédio do juiz Sérgio William, da Vepema, que abraçou a causa e comprou a ideia”, disse o major Braga.

“Na evolução de um processo de educação e de disciplina, a música serve para nos alegrar. Tornar a vida mais bela”, afirmou o juiz Sérgio William, lembrando que a dedicação e disciplina são a contrapartida do estudante de música que quiser ter sucesso na vida.

A Escola de Música Dó Ré Militar foi criada quando o major Braga ainda era capitão, adjunto da Ajudância Geral da PM. A Ajudância é um departamento dentro da Corporação responsável pela manutenção do Comando Geral. “O projeto teve início em agosto de 2014, sem recursos e quase sem simpatizante, o que foi revertido aos poucos”, relatou o major.

A missão da Escola de Música Dó Ré Militar é congregar alunos da rede pública de ensino para a formação do caráter das crianças, a fim de que sejam mais felizes e possam se manter afastadas de riscos, como as drogas. “Em abril deste ano, no início das aulas, materiais recicláveis, como isopor, garrafas plásticas e papelão foram utilizados, já que não dispúnhamos de outras opções na ocasião”, conta Braga.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valdir Alves e Lenilson Guedes
Fotos: Soldado Gleison Simplício 
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo