Governo de Rondônia
25/04/2024

FORMULÁRIO ELETRÔNICO

Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia recebe notificações online de ocorrências danosas à saúde humana

31 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Agevisa_CIEVS_31.07.15_Foto_Daiane Mendonça (1)

Josefa Lourdes mostra a página da Agevisa na Internet

Com um formulário eletrônico simplificado, o governo de Rondônia iniciou nesta sexta-feira (31), por intermédio da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), o recebimento de notificações de ocorrências danosas à saúde da população em tempo real, o que permite resposta mais rápida na prevenção e mobilização das equipes de saúde.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (Cievs-RO), ligado à Agevisa-RO, define e controla as notificações compulsórias de eventos de saúde pública e está ligado ao Ministério da Saúde e à Organização Mundial de Saúde (OMS), enviando e recebendo informações em nível nacional e mundial.

Antes, as notificações eram recebidas apenas via e-mail ou telefone, o que exigia o preenchimento de um formulário em papel, que precisava ser redigitado no computador. “Agora temos também a opção de receber as ocorrências diretamente na página da Agevisa na Internet (www.agevisa.ro.gov.br), clicando no link ‘notifique aqui’, o que dá muita agilidade nas ações que deveremos tomar”, disse a responsável pelo Cievs-RO, Josefa Lourdes.

Formulário de notificações do Cievs -RO

O monitoramento, a partir deste sábado (1), passa a funcionar 24 horas, e as notificações podem ser feitas por qualquer cidadão, preferencialmente pelos agentes de saúde. Entre as ocorrências que devem ser relatadas, estão os casos de doenças, como H1N1, raiva animal (em especial a humana), viroses em geral, infecto contagiosas, morte inexplicada de animais silvestres, acidentes com produtos tóxicos (defensivos agrícolas, ácidos, combustíveis), acidentes climáticos e demais ocorrências que causem danos à saúde da população.

“Assim como enviamos as notificações de procedência e veracidade comprovadas ao Cievs nacional, que por sua vez repassa à OMS, recebemos e acompanhamos os eventos em todos os Estados do Brasil e de todos os países do mundo”, explicou Josefa.

Esta via de mão dupla permite que ocorrências externas sejam monitoradas a fim de que, caso venham a convergir para Rondônia, possam ser antecipadas por medidas preventivas.

Caso exemplar foi a epidemia causada pelo vírus Ebola, disseminado no continente africano, com alguma propagação em outros continentes, que provocou medidas de triagem nos aeroportos internacionais. Com o controle e a ausência de novos casos, o Brasil, assim como a maioria dos países, pôde suspender a fiscalização nos terminais de acesso nacionais. Outro caso que mostra a eficácia do sistema foi o controle da pandemia (epidemia em nível mundial) do H1N1, que mobilizou todos os sistemas de saúde dos cinco continentes do planeta.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo