INVESTIMENTO

Machadinho do Oeste ganha reforço na segurança com videomonitoramento; governo investiu mais de R$ 460 mil

31 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Governador conhece o funcionamento do sistema

O município de Machadinho do Oeste conta, desde esta sexta-feira (31), com um moderno sistema de videomonitoramento, que será fundamental para reduzir o índice de criminalidade na região. A inauguração dos equipamentos, no quartel do 4º Pelotão da Polícia Militar, reuniu deputados estaduais, prefeitos e líderes empresariais e comunitários. O governador Confucio Moura, que presidiu a cerimônia, disse que a segurança pública deve ser um compromisso de todos e pediu a união da sociedade em defesa da paz e da vida.

O sistema é composto por câmeras instaladas nos pontos estratégicos da cidade, inclusive nas entradas. São equipamentos modernos. Através deles é possível identificar a placa de uma motocicleta a uma distância de 400 metros. O valor do investimento é R$ 468.256,90 recursos do Governo do Estado.

Machadinho do Oeste faz parte de uma região onde crimes como furtos são comuns. Mas a principal preocupação é com os roubos a estabelecimentos bancários. Os crimes são favorecidos pelas inúmeras rotas para os municípios vizinhos e, também, para os estados de Mato Grosso e do Amazonas.

Com o videomonitoramento os veículos suspeitos serão acompanhados em tempo real na central instalada no quarte da PM.

O coronel Nilton Kisner, comandante-geral da Polícia Militar, disse que o sistema vai multiplicar por a capacidade operacional dos policiais, uma vez que a fiscalização poderá ser feita à distância e com mais abrangência. “As ruas da cidade serão monitoradas durante 24 horas. E o serviço será melhor e humanizado”, avisou.

videomonitoramento Machadinho do Oeste 31-7-15 foto ESIO MENDES (8)

Cerimônia foi realizada no 4º Pelotão da Polícia Militar

A utilização da tecnologia no enfrentamento da criminalidade, segundo o coronel Cesar Adilson Pinheiro, secretário-adjunto da Segurança,Defesa e Cidadania, é a concretização de um sonho. Segundo ele, há vantagens na utilização desta ferramenta, que já funciona com resultados positivos em outros municípios. Ele pediu que a população ajude a preservar os equipamentos e que participe interagindo com a polícia.

O prefeito Mário Alves, o Marinho da Caerd, é um dos mais entusiasmados com o funcionamento do sistema. Ele costuma receber queixas dos responsáveis pelos estabelecimentos bancários e dos comerciantes, que pedem mais segurança para a cidade.

Marinho disse que Confúcio Moura dedica um olhar atencioso aos municípios e que Machadinho do Oeste tem sido contemplado com muitos benefícios. Ele apontou os deputados estaduais da região como parceiros incondicionais nas conquistas para a população.

Os deputados estaduais Ezequiel Júnior e Saulo Moreira apontaram o governador como uma liderança que ouve e não deixa de atender os municípios.

Confúcio Moura pediu mais ações para fortalecer o trabalho que está sendo realizado na área da segurança pública. Providenciar ocupações sadias para os jovens e adolescentes, segundo ele, é uma iniciativa que pode ser adotada. Ele defendeu a realização de audiências de custódia para evitar que presos fiquem muito tempo sem julgamento. Outra proposta apresentada foi a utilização de tornozeleiras para autores de crimes de pequeno potencial ofensivo.

Veja fotos da inauguração

Texto: Nonato Cruz