Governo de Rondônia
26/04/2024

EMPREENDEDORISMO

Agroindústria de sucos agrada consumidor antes de ser inaugurada oficialmente em Rolim de Moura

12 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Hoje são Linha de produção dos sucos

Hoje são três funcionários na linha de produção dos sucos; e em breve serão cinco

Cada agroindústria que entra em funcionamento em Rondônia, é uma história de sucesso que se inicia. A Tropical Sucos, que fica na Linha 180 Sul, Km 11,5, no município de Rolim de Moura, é um exemplo que o Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia (Prove) veio para ajudar o pequeno produtor rural a empreender comercializando o seu produto dentro e fora do estado com o devido serviço de inspeção.

Moacir Ateles Mateus é o proprietário da agroindústria Tropical Sucos, empresa que começou a funcionar há 30 dias, e nem chegou a ser inaugurada oficialmente, mas os sucos produzidos em copos de 250 ml, em seis sabores, já ganharam o gosto do consumidor.

Moacir, além de empreendedor, é um marqueteiro de primeira. Ele começou a divulgar o produto nas feiras agropecuárias, realizadas no estado. Inicialmente, ele oferece o suco para as pessoas provarem. Em um mês o Tropical Suco já é conhecido e consumido em sete municípios da região da Zona da Mata.

A agroindústria produz dois mil copos de 250 ml, por dia, e toda a produção já tem mercado certo. O governo do estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), já repassou, em forma de comodato para Moacir Ateles, uma câmara fria para armazenar o produto industrializado, e deve chegar nos próximos dias uma envasadora automática com capacidade de produzir dois mil copos de suco, por hora. Os equipamentos foram orçados em R$ 83 mil.

O produtor agradeceu ao governo, que tem apoiado o homem do campo com iniciativas empreendedoras. “Eu não teria condições de comprar esses equipamentos agora, mas estou trabalhando para retribuir o incentivo que o governo do estado tem me dado”, afirmou Moacir.

Ele explicou que já contratou três funcionários para trabalhar na empresa, e que nos próximos dias serão necessários mais dois para a linha de produção, além de cinco vendedores, que percorrem o comércio da região. Mas a meta do produtor é ter 10 pessoas trabalhando dentro fábrica para dar conta dos pedidos.

Suco pode ser consumido em seis sabores

Suco pode ser consumido em seis sabores

Moacir disse que já vinha pesquisando esse projeto desde que o governador Confúcio Moura era prefeito de Ariquemes. “Quando foi eleito governador, Confúcio implantou o Prove em todos os municípios rondonienses, e hoje estou sendo beneficiado por ele”.

O produtor disse que escolheu a fábrica de suco por causa da quantidade de agroindústria de polpa que tem no estado, cerca de 50, já pensando na matéria-prima de seu produto. Inicialmente, ele pode produzir nove sabores, seis já estão sendo produzidos: maracujá, goiaba, cupuaçu, caju, acerola e laranja.

O produto é registrado no Ministério da Agricultura (Mapa), podendo ser comercializado em todo o País. Quem tiver interesse, pode contactar pelo telefone (69) 8492 8383. Na próxima semana também estará disponível uma página na internet: www.tropicalsucos.com.br.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo