Hospital Regional de Cacoal realiza quase 20 mil consultas em oito meses

15 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Números apresentados pela equipe da Gerência de Estatística mostram que o HRCl tem superado a expectativa em consultas, cirurgias e exames realizados

Números apresentados pela equipe da Gerência de Estatística mostram que o HRCl tem superado as expectativas em consultas, cirurgias e exames

De acordo com os números apresentados pelo Plano Estatístico elaborado pela equipe da Gerência de Estatística e Controle dos Serviços de Saúde, o Hospital Regional de Cacoal (HRC) tem superado a expectativa em consultas, cirurgias e exames realizados. Entre janeiro e agosto de 2015, foram realizadas 3.013 cirurgias. Desse total, 473 foram consideradas cirurgias de pequeno porte, 638 de grande porte e 1.902 de médio porte. Apenas em agosto, foram realizadas 441 cirurgias. Nesses oito meses, a especialidade com maior número de cirurgias realizadas foi a ortopedia, seguida da cirurgia geral.

Além do grande número de cirurgias, o Hospital Regional de Cacoal se destaca com a quantidade de consultas realizadas. Entre janeiro e agosto, foram 19.833 consultas em 29 especialidades diferentes. Aproximadamente 2.480 consultas por mês. Pacientes de 54 municípios diferentes, incluindo de outros estados, passaram por consultas no Hospital Regional de Cacoal, que se firma cada vez mais como uma referência em saúde no Estado de Rondônia.

Se os números de cirurgias e consultas divulgados pelo setor de Estatística do HRC parecem altos, a quantidade de exames realizados surpreende.  Até agosto deste ano, a média de exames laboratoriais realizados ultrapassou os 21 mil por mês. Ao todo, nos oito primeiros meses de 2015, foram 171.303 exames laboratoriais realizados. Além disso, houve a realização de 2.236 eletrocardiogramas, 4.472 tomografias, 8.905 radiologias, 206 endoscopias e ainda outros exames variados.

O número de pacientes internados também surpreende. Entre janeiro e agosto, 4.567 pacientes foram internados, uma média de 570 pacientes internados por mês. A maior parte das internações foi na Clínica Cirúrgica, 1.663. Também foram internados 868 pacientes na Clínica Pediátrica, 894 na Ortopédica Cirúrgica e 691 na Clínica Médica. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) 451 pacientes foram internados.

“O Hospital Regional de Cacoal está mantendo o nível de excelência e a partir deste mês, a determinação do governador Confúcio Moura trará mais resolutividade para a saúde no interior do estado, pois passaremos a contar com uma UTI pediátrica”, reforçou o diretor Marco Aurélio Vasques, adiantando que a UTI será inaugurada até o final de setembro e contará com nove leitos.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin