FRONTEIRA

Sesdec reúne autoridades para criação de Gabinete de Gestão Integrada Regional

17 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Com a proposta de promover ações conjuntas e planejadas na área da Segurança Pública, foi realizada nesta quinta-feira (17) uma reunião com representantes dos estados do Acre, Mato Grosso e Amazonas.

Ações de prevenção e repressão à criminalidade  serão articulada pelo Gabinete Regional

Ações de prevenção e repressão à criminalidade serão articulada pelo Gabinete Regional

O encontro aconteceu na Secretaria de Segurança de Estado Defesa e Cidadania (Sesdec) e teve por objetivo a criação de normas para a formação do Gabinete de Gestão Integrada Regional onde serão articuladas ações de prevenção e repressão à criminalidade por meio de um trabalho conjunto entre as forças dos estados que fazem limites com a fronteira regional e internacional com a Bolívia.

Durante a reunião cada integrante apresentou a estrutura de suas secretarias e as ações que vem sendo desenvolvidas no policiamento, bem como a troca de informações do que obteve resultado positivo.

Nesse primeiro encontro foi definida a composição dos membros participantes, contudo, a ideia é que o grupo tenha uma presidência rotativa entre os estados com encontros a cada três meses para a deliberação das demandas.

Para o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, com a criação do gabinete, além de integrar as forças de segurança dos estados, será possível compartilhar as informações e ideias que estão dando certo nos estados integrantes.

“Rondônia possui um fronteira muito extensa com mais de 1.400 km com a Bolívia, somos uma rota do tráfico de drogas e de transporte de veículos furtados/roubados. A união dos esforços irá sem dúvidas fortalecer as ações nas fronteiras”, argumentou Reis.

Participaram da  reunião o secretário adjunto de Estado de Segurança Pública do Acre, coronel Ricardo Brandão;   secretário adjunto de Ações Integradas da Segurança Pública do Mato Grosso, coronel PM Joelson Sampaio; Coordenador Adjunto do Gesfron do Mato Grosso, Major Jean Klebber ; secretário adjunto de Segurança Pública de  Rondônia, Coronel César Adilson Bandeira Pinheiro; Secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis e Gerente de integração da Segurança Pública (GISP),  Coronel José Hélio Cysneiros Pachá.

Texto: Márcia Martins/Arian Oliveira
Fotos: Arian Oliveira