29/03/2024

SEGURANÇA

Policiais militares são treinados para operar base móvel de monitoramento em Rondônia

23 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Policiais Militares do 1º e do 5º BPM e técnicos da Gerência de Tecnologia (GTEC) participaram do treinamento com conteúdo teórico e prático de operacionalização da base comunitária móvel com vídeo-monitoramento (BCMV) do Programa Federal Crack, é possível vencer.

O programa Crack é possível vencer é uma ação de enfrentamento às drogas coordenado pelo Ministério da Justiça em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

O programa é estruturado em três eixos, para facilitar o trabalho integrado e articulado entre as diversas esferas de governo e organizações da sociedade civil: cuidado, autoridade e prevenção.

A capacitação ocorreu para três níveis diferentes de atuações; no modulo de operador os profissionais tiveram a explanação do conteúdo programático de treinamento para utilização dos softwares instalados.

No nível supervisor os militares receberam noções globais para operação e funcionamento do sistema. Para o nível técnico, os profissionais foram habilitados para trabalhar com manutenção corretiva, preventiva e funcionamento do sistema.  O curso teve a duração de 70 horas com a participação de 45 profissionais.

onibus 1

Capital tem 19 câmeras fixas e uma móvel do programa Crack, é possível vencer

Porto Velho tem instalado 19 câmeras fixas e uma móvel do programa “Crack, é possível vencer, com o objetivo de servir de suporte ao serviço de segurança pública.

Os locais de implantação foram escolhidos mediante um estudo criterioso realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec) em parceria do Comitê Municipal do Programa. Através das câmeras é possível um  monitoramento 24 horas de pontos de grande e pequena  concentração de pessoas além da  identificar veículos, indivíduos  e atividades suspeitas.

A base móvel foi instalada em um microônibus adaptado com um sistema de vídeo que auxilia as ações de policiamento ostensivo, nos locais de venda e consumo de drogas funcionando como um pequeno centro de controle.

A estratégia do programa prevê, ainda, que uma viatura e duas motos estejam sempre próximas à base móvel para dar suporte ao trabalho e as ações desenvolvidas pelo programa.

Para o tenente-coronel Davi Moroni de Souza, o treinamento habilitou tecnicamente os profissionais de Segurança Pública que irão utilizar a Base Comunitária Móvel, na fase de preparação e manutenção até na utilização do sistema de videomonitoramento.

“Esta é a ultima fase de treinamento realizado pelo eixo autoridade do Programa Crack é possível vencer, a partir desta fase, após a fiscalização e recebimento dos equipamentos instalados, a Sesdec estará pronta para apoiar o município de Porto Velho nas ações desenvolvidas  inerentes ao programa”, argumentou.

De acordo com o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, uma boa parte dos crimes que ocorrem na capital tem  relação com as drogas . “Atuar para a redução desses indicies é um dos eixos do programa. Além disso, expressa o esforço do trabalho integrado entre as forças. É o olhar do governo federal em parceria com o governo de Rondônia para a segurança”, ressaltou.

Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira