Governo de Rondônia
28/03/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Seis municípios de fronteira terão sistema de videomonitoramento; implantação já começou em Buritis

29 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

posteis 01

Instalação de câmeras tem parceria com a Eletrobrás

Seis municípios de Rondônia localizados nos 150 quilômetros da faixa de fronteira com a Bolívia e divisa com os estados do Amazonas, Acre e Mato Grosso começam a receber as câmeras de videomonitoramento da Secretaria do Estado de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec).

Ao todo serão instaladas 62 câmeras, sendo 14 no município de Buritis – onde o processo já foi iniciado, 13 em Vilhena, nove em Pimenteiras do Oeste, nove em Costa Marques, 15 em Guajará-Mirim e duas em Nova Mamoré.

O sistema foi adquirido por meio de convênio entre a  Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e o Governo de Rondônia dentro do plano da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) na ordem de R$2,5 milhões.

A implantação do sistema de videomonitoramento permite o acompanhamento da polícia de forma contínua nas principais vias de acesso terrestre da fronteira do Estado, melhorando a sensação de tranquilidade e segurança da comunidade.

Processo de instalação das câmeras foi iniciado no município de Buritis

Processo de instalação das câmeras foi iniciado em Buritis

O videomonitoramento funciona com equipes que gravam durante 24 horas todo tipo de ocorrência a partir das imagens geradas pelas câmeras. Através das imagens, o policial identifica os eventos criminosos e aciona uma viatura policial para aquela localidade.

As câmeras utilizadas são do tipo ‘speed dome’, recurso que pode monitorar em um ângulo de até 360º,  por alcançar um grande perímetro, possibilita um zoom e excelente definição.

IMPLANTAÇÃO

De acordo com o Gerente de Tecnologia (Gtec), Alberto de Barros Molina, a implantação vem sendo realizada por fases em parceria com a Eletrobrás Distribuição Rondônia.  “O próximo município a ser trabalhado com a instalação e energização dos postes será Costa Marques seguido de Pimenteiras do Oeste, Vilhena, Guajará-Mirim e por último Nova Mamoré”, disse Molina.

“Existe uma preocupação do Governo Federal e Estadual de frear o tráfico de drogas transporte de veículos roubados e furtados do Brasil nessas regiões. Com a  efetivação das câmeras  irá facilitar o monitoramento dia e noite agregando um policiamento eficiente nessas localidades”, afirma o secretário do Estado de Segurança Pública, Defesa e Cidadania, Antônio Carlos Reis.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo