Sesdec promove I Curso Operacional de Estágio de Técnicas em Baixa Luminosidade

06 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de 20 policiais militares e civis participam entre os dias 06 e 09 de outubro, em Porto Velho, da 1º turma integrada do Curso Operacional ‘Estágio de Técnicas em Baixa Luminosidade. O treinamento visa qualificar os profissionais do sistema de segurança de Rondônia para que estejam aptos a desenvolver ações de segurança em ambientes com baixa luminosidade, atuando com técnica e tática dentro de um princípio seguro e com alto grau de eficiência.

A abertura do curso aconteceu na manhã desta terça-feira (06) no auditório do Ministério Público do Estado. O curso é promovido pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), por meio da Gerência Integrada da Segurança Pública (GISP).

Policiais  serão capacitados a desenvolver ações de segurança em ambientes com baixa luminosidade

Policiais serão capacitados a desenvolver ações de segurança em ambientes com baixa luminosidade

Para o gerente de Integração (Gisp), Coronel José Hélio Pachá, o curso é importante aos policiais, pois visa dotá-los de técnicas para uma atuação segura e eficiente.

“Com base em estudos estatísticos da criminalidade, podemos observar que boa parte das ocorrências policiais acontece nos horários compreendidos entre 17h e 23h, portanto, em situações que temos uma condição de luminosidade inferior ao considerado ideal para o policiamento”, explicou Pachá.

Ele destacou, ainda, que o curso é o primeiro do Estado com a integração das polícias militar e civil. “Estamos trazendo o comandante do Batalhão de Operações Especiais – Bope da Polícia Militar do estado de Alagoas, major Enio Bolivar de Albuquerque, um grande profissional que com certeza irá contribuir com o treinamento de nossos policiais”, disse.

CRONOGRAMA
Durante o treinamento, os policiais receberão orientações práticas e teóricas em diversos assuntos, entre eles, estabelecer os aspectos éticos e legais ao atendimento de ocorrências policiais; prover de conhecimento sobre luminescência e como ela pode atuar a favor do policial; dotar os policiais sobre os tipos de lanternas e sua utilização; transmitir informações sobre o uso da lanterna tática associado ao uso diferenciado da força; prover o conhecimento das técnicas policiais com o uso de lanterna tática, mais utilizadas para ambientes de baixa Luminescência, entre outras temáticas.

Na oportunidade, o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, destacou a importância da capacitação do profissional de segurança para um bom desempenho de suas funções. “O eixo capacitação é de fundamental importância para os nossos policiais atuarem com eficiência e segurança nas ações diárias. Precisamos dotar o policial de conhecimento é técnica, evitando assim que ele seja abatido por não ter condições de realizar a sua defesa”, argumentou.

INSTRUTORES
O coronel José Hélio Pachá, da Polícia Militar de Rondônia, único policial brasileiro a ser convidado a ministrar treinamentos táticos para policiais na China, tem em seu currículo inúmeros cursos de especialização, destacando-se o de Operações Especiais e Escola de SWAT (SWAT School), sendo o último feito em quatro diferentes departamentos de SWAT norte-americanos, em Beaumont, San Marcos, Austin e Dallas.

Major PM Enio Bolivar de Albuquerque, da Polícia Militar  de Alagoas, é Bacharel em Segurança Pública – APMSAM; Bacharel em Direito – FAL, cursos de Firearms and Police Tactics Course – SWAT; Curso de Armas de fogo e táticas Policiais – SWAT; Curso de Direção Defensiva – DNER; Curso de Tiro Policial – APM; Tactical Immobilization Course – CATI; Close Quarter Combat – CATI; Low Light Shooting – CATI, dentre outros.

Texto: Arian Oliveira
Fotos: Márcia Martins