Governo de Rondônia
28/03/2024

FOLCLORE

Duelo da Fronteira promete ser um grande espetáculo neste fim de semana em Guajará-Mirim

08 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

malhadinho  (19)

Artesãos trabalham na finalização das fantasias

A cidade de Guajará-Mirim já está pronta para receber os turistas, e promete um grande espetáculo durante a 19ª edição do Festival Duelo da Fronteira, com a apresentação dos Bois Bumbas Flor do Campo e Malhadinho.

O festival será aberto nesta sexta-feira (9) com o Boi Flor do Campo (boi vermelho), seguindo no sábado (10) com o Boi Malhadinho (boi azul) e no domingo (11) os dois bois fazem o duelo em busca da vitória.

A integrante da comissão organizadora do Festival Duelo da Fronteira, Solani Fernandes, disse que a expectativa para este ano é que compareçam ao bumbódromo pelo menos cinco mil pessoas, por noite.

Solani explicou que depois de  dois anos sem a realização do festival no bumbódromo, devido à falta de estrutura, a expectativa da população de Guajará para o evento deste ano é muito grande. “Semana passada o governador Confúcio Moura esteve aqui para celebrar junto à população e os bois o sucesso da reforma realizada pelo Governo do Estado nas arquibancadas do bumbódromo, o que possibilitou a realização do festival neste ano”, destacou.

Além da reforma do bumbódro, a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) garantiu recurso, de emenda parlamentar, que viabilizou a compra do material para a confecção dos figurinos e alegorias das agremiações.

Nos barracões dos bois Malhadinho e Flor do Campo o ritmo de trabalho está sendo frenético. A comunidade trabalha dia e noite para apresentar um belo espetáculo aos turistas e à população do município.

O fundador e presidente do Boi Malhadinho, Leonilson de Souza, afirmou que o festival é o momento mais esperado pela comunidade que brinca o boi. “Trabalhamos o ano inteiro para realizar a apresentação, e esse trabalho envolve toda comunidade de Guajará-Mirim. A brincadeira de boi e a realização do festival não são só um acontecimento cultural, aqui fazemos um trabalho social que integra os bairros e envolve crianças, jovens, adultos e idosos”, explicou.

O integrante da diretoria do Boi Flor do Campo, Alisson Casara, disse que neste ano o boi vai se apresentar com aproximadamente 350 brincantes, que levarão para arena o resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde o começo do ano.  “Realizamos um trabalho com muito amor e muita garra. Esse é o sentimento de toda a família Flor do Campo. A doação para realizar a apresentação é muito grande, mas todo esforço vale a pena, quando vemos a beleza do boi se apresentando na arena”, pontuou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Ésio Mendes e Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Economia, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo