24/04/2024

ECONOMIA SUSTENTÁVEL

Líder do governo na Assembleia Legislativa anuncia projeto Floresta Plantada

21 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Luizinho Goebel (PV) anunciou em Plenário, na sessão dessa terça-feira (20), o envio em breve pelo Poder Executivo de uma proposta de lei instituindo o projeto Floresta Plantada em área de cerrado.

“É um projeto que vai aproveitar essa área para plantio de espécies que impulsionará a economia de Rondônia. Vai gerar empregos e renda”, afirmou, sem detalhar a proposta.

No âmbito da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) já é desenvolvido o projeto Floresta Plantada, incentivando a recuperação de áreas degradadas. Segundo o engenheiro florestal Edgar Menezes, iniciativas de empresários do meio rural com o plantio de teca, bandarra e eucalipto têm sido bem sucedidas comercialmente.

O projeto incentiva e orienta produtores rurais a plantarem espécies florestais em áreas degradadas para recuperar as condições ambientais existentes, gerando aumento da  renda.

Com uma proposta de lei, o governo pretende dar utilidade ambientalmente correta e economicamente positiva às áreas improdutivas, degradadas por queimadas que, segundo o deputado Luizinho, infelizmente ocorrem a cada ano.

“O índice de queimadas e degradação é alto. É preciso utilizar essas áreas sem serventia. Nós entendemos que há uma viabilidade gigantesca não só para a economia mas também para a sustentabilidade do meio ambiente. É uma proposta que engrandece Rondônia”, destacou o líder do governo.

Luizinho Goebel disse esperar que todos os parlamentares apoiem a bandeira da floresta plantada.

Texto: Mara Paraguassu

Rondônia