23/04/2024

REGULARIZAÇÃO

Emater realiza mutirão em Rolim de Moura para o Cadastro Ambiental Rural

29 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O Escritório Regional da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), em Rolim de Moura, encerra nesta quinta-feira (29) o mutirão aberto na quarta feira (28) para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os atendimentos acontecem no auditório da Faculdade São Paulo (Fasp), com a participação de técnicos e gerentes dos oito escritórios da Zona da Mata.

Mutirão foi aberto ontem no campus da Fasp de Rolim de Moura

Mutirão foi aberto nessa quarta-feira no campus da Fasp de Rolim de Moura

O cadastro é obrigatório para todas as propriedades rurais com até 240 hectares de terra livre, sem custos. O produtor que não estiver cadastrado sofrerá penas, como o não acesso às linhas de créditos e não poderá vender sua produção regularmente.

O mutirão do CAR está sendo realizado em todo estado. Posteriormente, o cadastramento vai continuar nas 72 unidades de atendimentos da Emater, com prioridade para o atendimento nas sextas-feiras, até 5 de maio de 2016. Na solenidade de abertura do mutirão, houve a entrega de mais de 100 cadastros para agricultores de várias localidades da Zona da Mata que já haviam se cadastrado.

O presidente da Emater, Luiz Gomes Furtado, destacou a importância do documento para o produtor e para o estado, lembrando que se trata da identidade da terra e que sem ela fica difícil o produtor plantar, cultivar, colher e vender sua produção, pois não terá acesso aos programas dos governo Federal e estadual; e a nenhuma linha de credito.

O agricultor que não tiver o CAR, conforme a secretaria adjunta da Agricultura, Mari Braganhol, não ira participar do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) do estado, que beneficia principalmente o pequeno produtor na venda da sua produção. “O PAA fomenta muito a economia dos municípios, pois este ano já foram disponibilizado mais de R$ 13 milhões para a compra de alimentos através deste programa”, reforçou.

Participaram também da solenidade de abertura do mutirão do CAR: Albertina Morangoni gerente Regional da EMATER – RO, Jairo Beneti Vereador de Rolim de Moura, Paulo Rosini Banco da Amazônia, Claudio Agropecuária Prefeito de Castanheiras.

Texto: Aristides Araújo
Fotos: Aristides Araújo