Governo de Rondônia
23/04/2024

DESTAQUE NACIONAL

Estudantes de Rondônia vencem Mostra Brasileira de Foguetes

29 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos da Escola Santa Marcelina participam do MobFog no Rio de Janeiro_29.10.15_Foto_Escola Santa Marcelina (3)A equipe Delta, formada por alunos da Escola Marcelo Cândia, de Porto Velho  foi a campeã da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFob), organizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), evento de grande importância para o incentivo ao estudo da física e  para o desenvolvimento de projetos científicos em todo o país.

As alunas Jociane da Silva e Ana Laura Souza, acompanhadas do professor de física Antônio de Moura, representaram a equipe e o Estado na IX edição da MobFob e a VII Jornada de Foguetes, que neste ano foi realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

As passagens para os representantes foram custeadas pelo governo de Rondônia.

De acordo com a vice-diretora da escola, Rozângela Rodrigues, os alunos se prepararam o ano inteiro para participar da mostra. “Realizamos na escola uma competição de lançamento de foguetes entre os alunos do ensino médio e fundamental. Os resultados dessa competição foram enviados para avaliação. Os melhores resultados de todo o pais classificados para a Mobfob”, esclareceu.

Lucas Cassiano, estudante do segundo ano e integrante da equipe Delta, explica que o material utilizado para confeccionar os foguetes é basicamente garrafa pet e uma reação química de bicarbonato de sódio e vinagre. “Fazemos muitos testes antes das competições, sempre acompanhados pelo professor de física, e contamos ainda com um amplo espaço da escola para lançar os foguetes”, ressaltou.

“É muito interessante a nossa escola sempre ter eventos diferentes, isso é uma motivação para estudar e estar mais presente na escola. Estou muito feliz da nossa equipe ter ganhado o prêmio no Rio de Janeiro. É muito gratificante ver todo o nosso esforço reconhecido”, finalizou Lucas.

A vice-diretora destacou ainda o papel importante que os alunos desempenharam para participar da mostra, com a realização de campanhas na escola e na comunidade para custear as despesas com transporte, alimentação e hospedagem.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Arquivo da Escola Marcelo Cândia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo