29/03/2024

BENEFÍCIOS

População de Buritis ganha praça de 30 mil metros quadrados construída pelo governo do estado

09 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Parque Buritis foi inaugurado na sexta-feira

O município de Buritis, na região do Vale do Jamari, ganhou na sexta-feira (6), o Parque Buritis, uma praça com cerca de 30 mil metros quadrados, contando com pista de caminhada, iluminação, playground e academia ao ar livre. A praça foi construída pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) no entorno do Igarapé Central, que foi revitalizado e transformado com investimento de R$ 5,8 milhões.

A costureira Eva Vieira dos Santos está entre os maiores beneficiados com o Parque Buritis. Ela mora na margem da praça com a mãe que tem 79 anos, com a qual faz caminhadas diárias. Disse que reside no local há dez anos e que a transformação foi inacreditável. “Minha mãe gosta de caminhar, mas não pode ir longe. Agora, a pista está na porta de casa”, comemorou.

O diretor-geral do DER, Lioberto Caetano, explicou que o Parque Buritis é parte do Projeto Canais da Cidadania, um programa do governo de Rondônia que visa a construção de praças nos municípios para oferecer locais adequados à prática do esporte, lazer pontos de encontros para as famílias.

Acrescentou que o projeto é desenvolvido pelo DER, com investimento em torno de R$ 60 milhões, beneficiando 16 municípios, e que já foram inauguradas também as praças de Ariquemes (Parque Açaí) e de Ji-Paraná (Parque Paineiras). Segundo ele, até o final do ano o governo deve inaugurar as praças de Jaru (Parque da Baixada), de Ouro Preto (Parque do Bosque) e de Cacoal (Parque Sabiá).

Governador participou da festa de inauguração do novo parque

O governador Confúcio Moura participou da inauguração do parque e também assinou a ordem de serviço para a construção de uma galeria de concreto (3,5 x 2,5 com 14 metros de extensão) no rio São Domingos, na avenida Porto Velho, saída para o distrito de Jacinópolis e os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, com investimento de R$ 354 mil; e ainda anunciou a limpeza do rio São Domingos, no perímetro urbano. Esse serviço será realizado pela Residência do DER em Buritis.

Em recentes visitas ao município, o governador afirmou que Buritis estava entre as cidades com o maior déficit de infraestrutura urbana e, por este motivo, entraria na escala de prioridades de investimentos do governo estadual. Confúcio prometeu fazer uma transformação na cidade. “As obras estão acontecendo, e não vão parar. O DER está asfaltando as avenidas Porto Velho e Ayrton Senna [esta última concluída], inauguramos a praça, estamos construindo a sede permanente do DER, vamos construir a galeria de concreto e limpar parte do rio São Domingos. Uma Unidade de Segurança Integrada (Unisp) será inaugurada; instalações o circuito de câmeras de vigilância na cidade e ainda vamos construir um Centro de Desporto e Lazer (Cedel)”, citou.

PARCERIA

O prefeito Oldeir Ferreira dos Santos, o Dico, disse que o Parque Buritis é um presente maravilhoso para a cidade. “O local era sujo, cheio de mato e servia de depósito de lixo. O fedor exalava o dia inteiro do córrego”, destacou o prefeito.

Prefeito Dico agradeceu ao apoio do governo

Dico afirmou que o asfaltamento das avenidas Porto Velho e Ayrton Senna é um presente ainda maior para a cidade. Ressaltou que os moradores tinham vergonha porque os visitantes faziam chacota com as péssimas condições das avenidas que concentram cerca de 90% do comércio. “Também sou comerciante e minha esposa chegou a chorar por causa da perda de mercadorias, devido ao excesso de poeira no verão e da lama no período das chuvas”, desabafou.

Participaram da solenidade de inauguração o senador Valdir Raupp o deputado estadual Adelino Folador; o secretário de Segurança do Estado, Antônio Carlos dos Reis; o presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Confecções; o vereador Sorriso e o presidente da Agência de Defesa Agrosilvopastoril (Idaron), José Alfredo Volpi.

Veja galeria de fotos

Texto: Nilson Nascimento