24/04/2024

COMEMORAÇÃO

Fhemeron comemora Dia do Doador de Sangue com atividades diversas em Porto Velho

25 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Semana do doador de sangue_Fhemeron_25.11.15_Foto_Daiane Mendonça (5)

O doador Jeferson Ferreira aproveita a data e doa sangue pela segunda vez

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) realizou na sua sede em Porto Velho a Festa do Doador, com um dia inteiro de atividades com sorteio de brindes, cortes de cabelo, higiene bucal, entrega de camisetas e apresentações artísticas.

O doador Jeferson Ferreira, de 20 anos, parabenizou a instituição pela iniciativa. “É a segunda vez doo sangue e achei muito interessante comemorar o dia nacional do doador voluntário. Atividades e campanhas que estimulem a população a doar sangue são sempre ótimas iniciativas”, ressaltou Jeferson.

O assistente social da Fhemeron, Dimarães da Silva, explicou que o objetivo de realizar a festa é o de agradecer aos doadores voluntários que fazem esse gesto tão generoso de doar sangue para salvar vidas. “Somos muito gratos e não temos palavras para agradecer aos doadores que mantém o estoque de sangue da Fhemeron e não medem esforços para doação”, frisou.

Semana do doador de sangue_Fhemeron_25.11.15_Foto_Daiane Mendonça (2)

Brindes foram sorteados durante a programação do Dia do Doador

Dimarães expôs ainda que mesmo com a realização de várias campanhas, o estoque de sangue da Fhemeron ainda está baixo. Segundo ele a  baixa é provocada por diversos motivos, dentre eles o aumento no número de cirurgias.

A Fhemeron  fornece bolsas de sangue aos hospitais da rede pública e particular em todo estado de Rondônia. “Temos uma demanda muito grande e por isso estamos sempre em campanha para conscientizar e mobilizar mais doadores”, destacou.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1,8% da população brasileira, na faixa etária entre 16 e 69, anos são doadores de sangue. O Ministério da Saúde trabalha com a meta de aumentar esse número para 3% até o ano de 2020.

Em Rondônia a Fhemeron atua em sete Unidades de Coleta e Transfusão (UCT) de sangue que estão nos municípios de Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena, Cacoal, Ariquemes e Porto Velho, que é a central coordenadora das UCT.

25 DE NOVEMBRO

A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964. Mas a escolha desta data, em novembro, coincide com a temporada de maior necessidade de doações. No verão, especialmente com as festas de fim de ano e férias, há grande queda do número de doadores.

Para doar sangue, é necessário que a pessoa sinta-se bem, com saúde. Ela deve apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, ter entre 16 e 69 anos, e peso igual ou superior a 51 quilos. Os candidatos à doação com idades entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável e a coleta deve ser autorizada por ele.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Daiane Mendonça