Governo de Rondônia
19/04/2024

ESPORTE

Rondônia conquista 11 medalhas em dois dias das Paralimpíadas em Natal

27 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Ludimila Natielly no pódio das Paralimpíadas

Ludimila Natielly no pódio das Paralimpíadas

A delegação de Rondônia conquistou mais cinco medalhas, no segundo dia provas, sendo uma de ouro e quatro de prata, totalizando 11 medalhas nos dois primeiros dias de provas. Nesta sexta-feira, quando se encerram as Paralimpíadas Escolares Brasileiras em Natal (RN), os atletas rondonienses têm grandes chances de subirem ao pódio, conforme a equipe técnica.

O paraatleta Hélio Duarte, classe F/T-36, conquistou ouro no salto a distância. A prova foi bastante difícil, pois Duarte disputou com atletas experientes dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, entre outras federações.

O pequeno Gabriel Castelo Branco disputou a prova de salto a distância classe F/T – 20 com atletas adultos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe e Pará, e acabou garantindo a 2ª colocação para Rondônia. A experiência de Gabriel, que é veterano em paralimpíadas, foi fundamental para conquistar a medalha de prata.

Lucas Rafael Tertuliano também conquistou medalha de prata nos 1.500 metros, na classe F/T – 37. Sob um sol escaldando e uma temperatura superior a 40 graus, a prova foi um teste de resistência física, mas Lucas está acostumado às altas temperaturas do verão amazônico, e isso contribuiu para conquistar a vice-liderança na prova.

Iara Mendes disputou duas provas na classe F/T – 35. A prova dos 100 metros, onde deixou para trás várias concorrentes, mas não conseguiu chegar entre os três melhores tempos. Já na prova de arremesso de peso, ela garantiu a medalha de prata para Rondônia.

Ludmila Natielly Meireles da Costa disputou na classe F/T – 37 e também conquistou medalha de prata na prova de arremesso de peso.

Estão participando da competição, iniciada na terça-feira, pelo menos 24 estados e o Distrito Federal, além de uma delegação do Reino Unido, com a participação de mais de 700 paraatletas e o envolvimento de aproximadamente 1,5 mil pessoas. O Estado de Rondônia conta com uma delegação de 48 pessoas, das quais 24 são atletas.

Hélio Duarte 01 23

Hélio Duarte conquistou medalha de ouro

 

As passagens são custeadas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), que neste ano passou a coordenar a delegação, antes de responsabilidade do professor de educação física Silvio Roberto Corsino do Carmo. O professor iniciou o trabalho com os paraatletas no estado em 2011, primeiro ano da gestão do governador Confúcio Moura, que sensível à causa firmou parceria com a Organização Não Governamental Rondônia Clube Paralimpicos (ONG/RCP), comandada pelo professor Corsino e a fisioterapeuta Edislaine Silva.

MEDALHISTAS

– Wiuguiner Emílio Costa Félix – conquistou medalha de ouro na categoria arremesso de peso na classe F/T- 46

– Hélio Duarte dos Santos Filho, garantiu medalha de ouro no salto a distância, classe F/T-36; e prata no arremesso de peso na mesma classe

Jonas Augusto Viana, classe D.I (Deficiência Intelectual) e Marlisson Abadias Brito D.F (Deficiência Física) conquistaram medalha de bronze no tênis de mesa nas categorias equipe e em dupla na faixa etária de 12 a 14 anos.

Gabriel Castelo Branco, classe F/T – 20 conquistou a medalha de prata no salto a distância.

– Lucas Rafael Tertuliano, classe F/T – 37 conquistou medalha de prata nos mil e quinhentos metros.

Iara Mendes, classe F/T – 35 conquistou medalha de prata na prova de arremesso de peso.

Ludmila Natielly Meireles da Costa, classe F/T – 37 conquistou medalha de prata na prova de arremesso de peso.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Esporte, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo