Governo de Rondônia
18/04/2024

INFOVIA

Rede exclusiva de internet garante atendimento rápido aos usuários do Tudo Aqui

03 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Solenidade de Inauguração da Central de-Atendimentos ao Cidadão TUDO AQUI 27-11-42O prédio que concentra os principais serviços do Governo Estadual e de parceiros importantes como Sebrae, Defensoria Pública,  Ministério Público e Correios, o Tudo Aqui, está conectado a uma rede exclusiva de internet, a Infovia, com velocidade de 10 Gigabits para rápido atendimento aos cidadãos. O acesso é garantido pelo anel de fibra ótica governamental que dá apoio e interconecta a administração da gestão pública estadual e parceiros à internet.

interligado por mais de 50 quilômetros de fibra, o anel porto-velhense está ligado às torres de transmissão conforme acordo entre Governo Estadual, Telebras e Ministério das Telecomunicações.

O Data Center é a central das operações realizadas na rede Infovia e está localizado no Palácio Rio Madeira, onde recebe e distribui a conectividade diretamente aos pontos estratégicos de atuação do Governo, como o Tudo Aqui. A rede garante quesitos como eficiência e disponibilidade através da redundância do acesso. Em casos de queda ou interrupção, existem alternativas de restabelecimento do sinal garantidas pela conectividade do anel ótico.

Transformando a velocidade de 10 Gigabits em números acessíveis, a Infovia permite o tráfego de informações pela internet em velocidade dez mil vezes maior se comparada à média das conexões residenciais de 1 megabits. A experiência de navegar por uma rede tão rápida e eficiente está disponível ao usuário comum do Tudo Aqui. Basta conectar seu aparelho com acesso wi-fi à rede.

Proposta do governo estadual é interligar as informações dos 52 municípios rondonienses

Proposta do governo estadual é interligar as informações dos 52 municípios rondonienses

A Infovia faz parte do projeto Pioneiros Digitais que é executado pela Superintendência de Assuntos Estratégicos (Seae) através de sua Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Detic). A atuação do projeto possibilitou ao Governo dispensar a contratação de serviços em telecomunicações e evitar gastos com internet e telefone, além de propiciar comunicação de altíssima velocidade aos serviços públicos, privilegiando a modernização da gestão.

O projeto prevê ampliar o alcance da Infovia para todos os órgãos do Estado, como secretarias, escolas, hospitais, delegacias, Polícia Militar, além de parceiros do Poder Judiciário, Poder Legislativo, universidades, escolas técnicas e centros de saúde.  Também estão previstos pontos de acesso gratuito em locais estratégicos de grande circulação popular para formação de cidades digitais.

Saiba mais:
Tudo Aqui é inaugurado com atendimento agilizado em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: SEAE
Fotos: SECOM
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo