Governo de Rondônia
28/03/2024

AEDES AEGYPTI

Governadores assumem compromisso de combate ao vírus zika durante reunião em Brasília com a presidente da República

09 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Marcelo Castro reuniram-se nessa terça-feira (8), no Palácio do Planalto,  com os governadores e prefeitos de várias Capitais brasileiras para traçar uma estratégia de mobilização nacional de combater ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika Vírus.

Na segunda-feira (7), o governador Confúcio Moura lançou campanha de combate ao mosquito em Rondônia.

Esse encontro está relacionado às ações do governo Federal contra a microcefalia em todo o território nacional, após o Ministério da Saúde ter confirmado, na semana passada, a relação entre o vírus e os casos da microcefalia em crianças, que aumentaram significativamente no País nos últimos meses.

Para o governador Confúcio Moura, a reunião foi extremamente importante porque a doença é nova no mundo inteiro e ainda não se conhece as conseqüências dela. “Além disso, o tema é uma preocupação nacional e é necessário fazer é uma mobilização junto com toda a sociedade”.

Após reunião, Confúcio explica ações do governo no combate ao transmissor do Zica Vírus

Após reunião, Confúcio explica ações do governo no combate ao transmissor do Zica Vírus

De acordo com o governador, para as ações terem efeito, é necessário a participação das igrejas, clubes de serviços, Exército Brasileiro,Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e, especialmente, das famílias. “Nós temos que assumir um acordo nacional, e esse acordo é não permitir que o mosquito nasça. Nós não vamos combater o mosquito adulto. Nós queremos é que ele não nasça. É eliminar a larva dentro do domicilio”, explicou Confúcio.

Durante a reunião, ficou acordado que inicialmente serão montadas mesas de negociação nos estados e instituída uma coordenação da doença com um acompanhamento personalizado das gestantes e de pré-natal monitorado, em todos os municípios.

Além do governador de Rondônia, participaram da reunião os do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; Rio Grande do Sul, Ivo Sartori; Maranhão, Flávio Dino; Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; Santa Catarina,  Raimundo Colombo; Acre, Nazaré Lambert; Alagoas, Renan Filho; Bahia, Rui Costa; Ceará, Camilo Santana; Paraíba, Ricardo Coutinho; Pernambuco, Paulo Câmara; Rio Grande do Norte, Robinson Faria; Sergipe, Jackson Barreto; Roraima, Suely Campos; Amapá, Valdez Goes; e Piauí, a governadora em exercício, Margarete Coelho.

Saiba mais: Governo do estado mobiliza secretarias, instituições e Exército no combate ao vírus zika em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Alex Nunes 
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo