AEDES AEGYPTI

Governadores assumem compromisso de combate ao vírus zika durante reunião em Brasília com a presidente da República

09 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Marcelo Castro reuniram-se nessa terça-feira (8), no Palácio do Planalto,  com os governadores e prefeitos de várias Capitais brasileiras para traçar uma estratégia de mobilização nacional de combater ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika Vírus.

Na segunda-feira (7), o governador Confúcio Moura lançou campanha de combate ao mosquito em Rondônia.

Esse encontro está relacionado às ações do governo Federal contra a microcefalia em todo o território nacional, após o Ministério da Saúde ter confirmado, na semana passada, a relação entre o vírus e os casos da microcefalia em crianças, que aumentaram significativamente no País nos últimos meses.

Para o governador Confúcio Moura, a reunião foi extremamente importante porque a doença é nova no mundo inteiro e ainda não se conhece as conseqüências dela. “Além disso, o tema é uma preocupação nacional e é necessário fazer é uma mobilização junto com toda a sociedade”.

Após reunião, Confúcio explica ações do governo no combate ao transmissor do Zica Vírus

De acordo com o governador, para as ações terem efeito, é necessário a participação das igrejas, clubes de serviços, Exército Brasileiro,Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e, especialmente, das famílias. “Nós temos que assumir um acordo nacional, e esse acordo é não permitir que o mosquito nasça. Nós não vamos combater o mosquito adulto. Nós queremos é que ele não nasça. É eliminar a larva dentro do domicilio”, explicou Confúcio.

Durante a reunião, ficou acordado que inicialmente serão montadas mesas de negociação nos estados e instituída uma coordenação da doença com um acompanhamento personalizado das gestantes e de pré-natal monitorado, em todos os municípios.

Além do governador de Rondônia, participaram da reunião os do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; Rio Grande do Sul, Ivo Sartori; Maranhão, Flávio Dino; Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; Santa Catarina,  Raimundo Colombo; Acre, Nazaré Lambert; Alagoas, Renan Filho; Bahia, Rui Costa; Ceará, Camilo Santana; Paraíba, Ricardo Coutinho; Pernambuco, Paulo Câmara; Rio Grande do Norte, Robinson Faria; Sergipe, Jackson Barreto; Roraima, Suely Campos; Amapá, Valdez Goes; e Piauí, a governadora em exercício, Margarete Coelho.

Saiba mais: Governo do estado mobiliza secretarias, instituições e Exército no combate ao vírus zika em Rondônia

Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Alex Nunes