CIDADANIA

Governo de Rondônia entrega 976 apartamentos do Orgulho do Madeira e anuncia novas unidades para 2016

14 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Entrega das unidades do Orgulho do Madeira_14.0.12.15_Foto_Daiane Mendonça (26)

Mais de 900 unidade do Orgulho do Madeira foram entregues nesta segunda, aptos para mudança imediata das famílias contempladas

Após 12 anos ‘morando de favor’, como ela própria define, a doceira Elen Santos tem, a partir de agora, um lugar próprio para morar com o filho, de nove anos. Contemplada com um apartamento no bloco 12 do Residencial Orgulho do Madeira, planeja como serão os próximos dias: “vou mudar para cá em uma semana e, no Natal, quero reunir parentes e amigos para mostrar a morada dos meus sonhos”. Outros 975 imóveis foram inaugurados e entregues no mesma área,  nesta segunda-feira (14).

A inauguração dos primeiros apartamentos do Residencial Orgulho do Madeira foi festiva. Em clima de expectativa, cerca de 2 mil pessoas aguardavam para receber as chaves dos imóveis. No discurso que fez, o governador Confúcio Moura foi interrompido quatro vezes pelos aplausos. O mais demorado aconteceu quando dirigiu-se ao coronel PM Ênedy Dias, responsável pelo policiamento ostensivo da capital, e pediu que planeje um sistema de videomonitoramento para garantir a tranquilidade dos moradores. “Estas famílias não podem ficar expostas, sem segurança”, recomendou.

ZELO E EDUCAÇÃO

Durante a cerimônia, oradores destacaram que o Natal será diferente para os primeiros contemplados com os imóveis do Orgulho do Madeira, que é composto por 4 mil apartamentos. O vice-governador Daniel Pereira pediu que os moradores assumam o compromisso de zelar pelo lugar, que não deixem nenhuma criança sem estudar e que se envolvam na missão de combater o mosquito aedes aegypti e as doenças que ele transmite.

O secretário municipal do Planejamento Jorge Elarrat, representou o prefeito Mauro Nazif e anunciou que o transporte coletivo será garantido aos moradores com três linhas destinadas para a região. Garantiu ainda que serão providenciadas escolas e unidades de saúde para o local.

Também parabenizaram os contemplados o senador Valdir Raupp, o deputado estadual Jesuíno Boabaid, o superintendente regional do Banco do Brasil Pio Gomes e o deputado federal Lindomar Garçom.

Cerca de 2 mil pessoas participaram da cerimônia de entrega nas chaves das unidades

GRATIDÃO

Recebido com aplausos, Confúcio Moura disse que muitos dos contemplados saem de uma condição de vida difícil, pois moravam mal, dependiam de favores alheios e gastavam dinheiro com aluguéis.

O governador prometeu à associação dos moradores atuar para melhorar o acesso ao novo bairro e outras para melhorar a qualidade de vida dos habitantes do residencial. Ele entregou a primeira chaves à senhora Carla Teles Priori e chamou alguns convidados para que entregassem chaves para outros quatro selecionados. Confúcio visitou dois apartamentos, conversou com os futuros habitantes e recebeu manifestações de gratidão deles.

O Residencial Orgulho do Madeira está localizado no bairro Mariana e é composto por 4 mil unidades. Outras 407 devem ser entregues em fevereiro e devem contemplar famílias atingidas pelas enchentes do Rio Madeira.

Os imóveis foram construídos como parte dos Programas Minha Casa Minha Vida, do governo federal, e Morada Nova, do governo estadual, tendo o Banco do Brasil como instituição financeira contratante. O governo de Rondônia investiu, como contrapartida, R$ 39 milhões, além de se responsabilizar pela inscrição, pré-seleção e sorteio das unidades.

A entrega das mais de 900 chaves foi feita de forma prática e sem filas. No mesmo momento, os contemplados puderam visitar os apartamentos. Alguns, aproveitaram para pedir a instalação do serviço de água tratada num estande da Companhia de Águas e Esgotos (Caerd) montado no local.

Uma grande comemoração está marcada para o dia 24 deste mês, quando a associação dos moradores realizará um churrasco.

Saiba mais:
Famílias do Residencial Orgulho do Madeira participarão de treinamento social no condomínio

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça