Governo de Rondônia
23/04/2024

OPINIÃO

Para Confúcio Moura, Brasil Central vai ensinar o Brasil a governar

18 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Confúcio Moura

Governador Confúcio Moura

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, sintetizou o sentimento dos colegas dos estados que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Brasil Central ao afirmar que o bloco traz propostas positivas ao Brasil. Ele foi aplaudido quando afirmou, nesta sexta-feira (18), no Palácio Rio Madeira: “temos que ensinar ao Brasil como governar, pois aqui está o modelo de sucesso.”

Confúcio presidiu a sexta reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central, que alinha ações para questões comuns e o desenvolvimento do bloco, que é formado pelos  estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins e Goiás.

Saudado pelos colegas como modelo de sabedoria, lucidez e equilíbrio, que enriquece os ouvintes com falas comedidas e sábias, o governador de Rondônia reiterou a posição do bloco, que quer estabelecer um novo modelo de relação com o governo federal e impedir que as decisões sejam tomadas sem levar em conta as demandas dos estados.

“Não podemos esperar que ensinem os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul sobre como criar gado, porque eles são liderança neste campo. E aprenderam tudo na luta, correndo riscos”, afirmou Confúcio, sendo novamente aplaudido.

Diante de uma plateia composta por secretários de planejamento dos estados participantes do consórcio e técnicos, além os governadores, Confúcio disse que estas unidades exportam mais do que importam, produzem alimentos para o país. “Nós nos distinguimos do restante do país por mostrar um modelo que dá certo e que por isto precisamos ser ouvidos”, afirmou.

Em meio às discussões sobre o compromisso do consórcio em fortalecer o pacto federativo, mas estabelecendo um novo relacionamento com o governo central, que deve ouvir as demandas estaduais, o governador afirmou que o bloco aponta rumos novos para o desenvolvimento.

Ao final da reunião, Confúcio entregou presentes e recepcionou os colegas num almoço, ainda no Palácio Rio Madeira.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo