Governo de Rondônia
29/03/2024

HABITAÇÃO

Residenciais Porto Madero III e IV são entregues às famílias beneficiadas pelos programas Minha Casa e Morada Nova, em Porto Velho

21 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Solenidade de entrega oficial de 448 Unidades-Habitacionais do Residencial Porto Madero III 18-12-4

Famílias participaram do evento realizado na tarde de sexta-feira

Os 448 apartamentos dos residenciais Porto Madero III e Porto Madero IV, que foram entregues na tarde de sexta-feira (18), no bairro Socialista em Porto Velho, beneficiou, entre outras,  famílias que poderiam ser impactadas por novas enchentes do rio Madeira. Os empreendimentos têm água tratada, energia e gás encanado. Em média, as prestações custam R$ 40 e os moradores terão assessoria de uma empresa para administrar os imóveis e ascender profissionalmente. As habitações fazem parte dos programas Minha Casa Minha Vida, do governo Federal, e Morada Nova, do governo de Rondônia.

As unidades habitacionais foram entregues durante cerimônia rápida. A cozinheira Dorvalina Reis da Silva, uma das contempladas, recebeu em seu apartamento visitado pelo governador Confúcio Moura, o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, e a secretária nacional das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, que veio de Brasília e representou a presidente Dilma Rousseff.

Dorvalina morou por décadas no bairro Baixa da União e sempre sofreu com as enchentes do rio Madeira. Há 12 anos inscreveu-se num programa habitacional do município, mas a iniciativa não foi realizada. No ano passado, novamente sem lugar para morar, por conta da inundação histórica,  passou por três abrigos públicos.  “Foi um tempo de sufoco”, recorda.

Para receber as chaves do apartamento, Dorvalina teve que faltar ao trabalho e, para compensar, terá fazer nova jornada, o que a impedirá de fazer a mudança antes do Natal. “Mas estou muito feliz. Eu e meu filho teremos, enfim, um lugar nosso. Tenho orgulho da nossa conquista”, desabafa a trabalhadora.

MAIS OBRAS

A presidente Dilma Rousseff mandou uma mensagem gravada em vídeo, que foi mostrada aos futuros moradores do condomínio. Ela explica o alcance do Programa Minha Casa Minha Vida e as obras que ainda estão previstas para Rondônia. Dilma Rousseff também recomenda que os contemplados cuidem bem do patrimônio conquistado.

O governador Confúcio Moura entregou as chaves dos imóveis a seis mulheres. Ele disse que ali estavam pessoas atingidas pela enchente histórica do rio Madeira, ocorrida em 2014, e lembrou que muitas ficaram sem moradias, foram humilhadas ao aceitar favores de terceiros e ter que dividir o espaço com outras pessoas.

Segundo Confúcio, a presidente Dilma Rousseff contribuiu para que as moradias fossem construídas ao aceitar os argumentos apresentados por ele e elevar de cinco para 20 mil o número de unidades habitacionais em Rondônia.

GRATIDÃO

Solenidade de entrega oficial de 448 Unidades-Habitacionais do Residencial Porto Madero III 18-12-37

Governador participou da entrega das chaves

O governador afirmou que é grato à presidente por compreender que o déficit habitacional em Rondônia precisa ser corrigido. Ele disse ainda que o governo federal assegurou cerca de R$ 400 milhões para que Porto Velho tenha rede de esgotos.

Confúcio disse que houve um grande esforço para que os apartamentos fossem entregues a tempo das famílias possam passar o Natal em moradias próprias. Ele citou ainda a participação da prefeitura municipal na execução do empreendimento e reiterou que manterá o compromisso de realizar obras para melhorar a capital.

A secretária  Nilma Lima representou a presidente da República Dilma Rousseff e pediu aos moradores que cuidem bem do patrimônio que estão conquistando. Segundo ela, as obras conduzidas em parceria pelos governos federal, estadual e municipal, são o caminho para levar mais benefícios a quem precisa.

 

ASSESSORIA

Os apartamentos com sala, quarto, cozinha, banheiro e varanda do Porto Madero II e IV fazem parte de um condomínio que já tem síndicos eleitos: Marilena Bicas e Fábio Góes. As famílias serão acompanhadas por uma assessoria que ajudará a mostrar como é viver neste novo formato de comunidade. Eles também serão estimulados a participar de cursos profissionalizantes para ascender profissionalmente, para que mantenham os filhos nas escolas, entre outras iniciativas.

O complexo habitacional onde está localizado o Porto Madero III e Porto Madero IV, quando estiver concluído, terá quatro mil moradias e cerca de 12 mil pessoas. As obras são realizadas com acompanhamento da Secretaria Estadual do Desenvolvimento e Ação Social.

Saiba mais

Famílias do Residencial Orgulho do Madeira participarão de treinamento social no condomínio


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Habitação, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo