MORADIA

Governo de Rondônia mobiliza equipe para garantir a entrega de 615 casas populares em Jaru

29 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Problemas de embargos judiciais e falta de infraestrutura impedem a entrega de 615 unidades habitacionais praticamente concluídas no município de Jaru, nos residenciais Jardim Europa e Jardim Primavera, construídos numa parceria entre os governos federal e estadual. A entrega das casas populares está condicionada à resolução de embargos judiciais e ao asfaltamento das ruas dentro dos residenciais e nos seus acessos.

Para resolver essas questões, e garantir moradia às famílias de baixa renda, o governador Confúcio Moura se reuniu nesta quinta-feira (28), em Jaru, com o prefeito Inaldo Pedro Alves; o deputado federal, Lúcio Mosquini; o deputado estadual, Lazinho da Fetagro; e vereadores do município, além da secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Valdenice Domingos; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva; e advogados do estado.

Confúcio garantiu que o governo estadual mobilizará todos os esforços para solucionar as pendências. Uma das exigências é o asfaltamento das vias de acesso aos residenciais. O governador assegurou que a pavimentação dos acessos às unidades habitacionais será realizada pelo DER. O asfaltamento nas vias dentro dos residenciais dependerá de reuniões com representantes do Judiciário local, da prefeitura, do governo Federal e da Caixa Econômica.

Confúcio destacou a importância da audiência para analisar as pendências e buscar soluções; frisou que as reuniões já ficaram marcadas para a próxima semana; e considerou que a reunião foi produtiva. “Decidimos mobilizar os esforços iniciais para fazer dois quilômetros de asfalto no acesso ao Residencial Jardim Europa e buscar recursos para asfaltar na parte interna”, explicou o governador ao explanar sobre os problemas de ocupação irregular do Residencial Primavera.

O governo estadual, conforme Confúcio, havia destinado R$ 1 milhão para a infraestrutura do Primavera e outros R$ 2 milhões para o Jardim Europa. No entanto, conforme o chefe do Executivo, ainda serão necessários investir mais cerca de 15 milhões. “Vamos buscar os recursos em parcerias para concluir as obras. O importante foi começar a resolver as pendências”, ponderou.

O diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, disse que nos próximos dias uma equipe de engenheiros do DER iniciará o projeto de asfaltamento de dois quilômetros da Linha 627, que ele considera um grande passo para a entrega das 396 casas do residencial.

Segundo o prefeito Inaldo Alves, as casas das duas unidades habitacionais estão 98% concluídas. “Faltam detalhes, como lâmpadas e janelas”, apontou, relatando também que a Justiça embargou as obras no Jardim Primavera, que logo em seguida foi ocupado irregularmente, dificultando os trabalhos no local. Ainda conforme Inaldo, a prefeitura iniciará em breve o levantamento socioeconômico dos ocupantes irregulares.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento