Governo de Rondônia
16/04/2024

SETOR PRODUTIVO

Crédito fundiário beneficiou mais de 500 famílias em nove anos de implantação em Rondônia

01 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

As ações da Unidade Técnica Estadual (UTE) da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) beneficiaram no período de nove anos pelo menos 520 famílias com crédito fundiário. Somente no ano de 2015 foram aplicados mais de R$ 35 milhões, beneficiando 250 pequenos agricultores familiares e suas comunidades. Outros 139 contratos estão em via de aprovação nos primeiros meses de 2016.

B“Podemos contabilizar 489 benefícios contratados no ano passado, o que praticamente dobra o montante dos anos anteriores, se somarmos os contratos já efetivados e os outros 139 em via de finalização”, comemorou Marcos Gomes, coordenador da UTE da Seagri, vinculada ao Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA).

O montante de R$ 35.875 milhões, no ano de 2015, será aplicado entre 2016 e 2017, envolvendo a compra de terras, infra-estruturas produtivas e não produtivas e aquisição de imóveis. A meta de 250 contratos efetivados foi cumprida e dentro do plano safra, que vai de julho de 2015 a junho de 2016, pode ser dobrada.

O programa de crédito fundiário abrange as infraestruturas comunitárias, construção de casas, consolidação de projetos produtivos, acompanhamento e monitoramento de unidades familiares, regularização e revitalização de comunidades, que em conjunto fortalecem as comunidades rurais, evitando o êxodo para os centros urbanos e permitem a agregação de valor aos produtos do campo, melhorando a qualidade de vida dos agricultores.

“Saímos das últimas posições em nível nacional, em 2006, quando iniciamos o programa em Rondônia, para a 19ª em 2015, ano em que conseguimos a 2ª posição na quantidade de famílias atendidas entre todos os estados brasileiros. No biênio 2016/2017 certamente melhoraremos esta posição, chegando entre os primeiros a beneficiar os produtores do agronegócio familiar, responsáveis por mais de 82% de tudo que se produz em Rondônia”, pontuou o secretário da Agricultura, Evandro Padovani.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Reprodução
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Distritos, Ecologia, Economia, Governo, Inclusão Social, Indústria, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo