EDUCAÇÃO PÚBLICA

Ano letivo da rede estadual de Rondônia é aberto durante solenidade em Vilhena

15 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Orquestra se apresentou na abertura do ano letivo

Pelo segundo ano consecutivo, o governador Confúcio Moura abre o ano letivo em uma escola estadual de Vilhena. Unidade que se transforma aos poucos em modelo para a gestão de ensino em Rondônia, com ensino integral em desenvolvimento, a escola Deputado Genival Nunes da Costa recebeu o governador na manhã desta segunda-feira (15), quando em ambiente de festa também foram anunciadas novas benfeitorias, já entregues ou em conclusão.

Elas são a piscina para a prática esportiva, laboratório de informática, lousas digitais e computadores para alunos portadores de necessidades especiais e reforma. O investimento é superior a  R$ 2 milhões, mediante recursos do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise).

Saudado como o “governador da educação” pelas autoridades presentes, Confúcio Moura abriu o ano letivo nas escolas estaduais com um recado firme aos pais de alunos:  imponham regras e limites a seus filhos.

“Os pais devem por limites, definir regras claras. Se vocês não colocarem regras claras na sua família, vocês querem que a polícia estabeleça regras para seu filho” disse, aplaudido pelos pais, funcionários e estudantes presentes.

Confúcio Moura estabeleceu como uma das principais prioridades de sua gestão a educação. A preocupação com o acompanhamento do desempenho dos alunos pelos pais é grande, porque segundo o governador é constante a queixa dos estabelecimentos de ensino com a omissão da família nesse processo.

Diretora Maria Helena: equipe comprometida na escola.

“Os pais hoje, infelizmente, não dão bola se o filho é aprovado ou não. Quando eu era pequeno meu pai acompanhava o dever de casa comigo. Quantos são os pais que cobram o desempenho do aluno? Se o aluno não aprende, eu atribuo aos pais 50% da responsabilidade sobre isso”, afirmou.

Além das dificuldades da comunidade escolar com a aprendizagem dos alunos, o governador disse que “não há respeito” com as pessoas, e que “ninguém ensina me dá licença, por favor, obrigado”. Para ele, falta compromisso com a ética e respeito.

Em recado aos professores, Confúcio Moura disse que devem ser firmes com alunos indisciplinados. “Não aceite que risquem o carro, danifiquem a escola. Não aceitem de maneira alguma. A autoridade na sala de aula é sua e ninguém tira”, disse.

O governador também fez um apelo para que a escola e família juntos, com integração, trabalhem para a mudança. “Peço aos diretores que falem com os pais e cobrem resultados nas reuniões”, disse.

A secretária estadual de Educação, Fatima Gavioli, disse que a parceria da Secretaria de Planejamento (Sepog) tem sido indispensável para o desempenho da educação estadual, anunciando que o repasse constitucional de 25% para a educação foi cumprido, no ano anterior, destacou avanços na educação em Vilhena, citando o desempenho da escola Marechal Rondon, sob a direção de Flávio Antonio da Graça, vencedor do Premio Gestão Escolar de 2015.

Confúcio Moura cobrou apoio dos pais.

Confúcio Moura cobrou apoio dos pais

Fátima Gavioli destacou ainda as boas condições da escola Deputado Genival Nunes para o desenvolvimento do ensino integral, adotado na escola a partir de 2012 com o projeto Guaporé, e relembrou meta de melhorar salário dos professores, em 2017.

A diretora Maria Helen Ferrari disse ter “tido o orgulho de representar a educação de Rondônia” ao abrir a escola Deputado Genival Nunes para evento de saudação ao novo ano letivo e manifestou agradecimentos ao governador e secretária Fatima pelo ensino integral ser realidade. São 430 estudantes, com cerca de vinte portadores de necessidades especiais.

Maria Helena disse ainda que sem a equipe comprometida que a escola possui, e apoio da coordenadora regional de Ensino Oracira Godinho, “que não mede esforços para atender as 28 escolas estaduais” da sua regional, nada seria possível. Ela também agradeceu o empenho do secretário regional de Governo Ronaldo Alevato. Por fim, dirigindo-se aos alunos disse que sem eles a escola não brilharia.

O prefeito José Luiz Rover disse reconhecer a evolução da educação no governo Confúcio Moura, destacando ser a gestão uma referência para o Brasil por manter contas em dia e o estado em crescimento.

No evento que contou com participação da Orquestra Sinfônica de Vilhena estiveram também o  secretário George Braga (Planejamento)  e os deputados Luizinho Goebel e Rosangela Donadon. Ambos reconheceram avanços na educação, e a forma propositiva do governador em relação a área.

Veja galeria de fotos

Texto: Mara Paraguassu