EDUCAÇÃO

Governo de Rondônia abre cinco vagas para doutorado em psicologia, inédito na região Norte

18 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Até o próximo dia 24, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) abrirá inscrições para cinco vagas disponíveis para a primeira turma de doutorado em psicologia. O Plano Estadual de Educação projeta para os próximos dez anos a elevação do número de mestres e doutores nessa área, com ênfase para cognição humana, psicologia clínica e psicologia social.

O investimento nesse doutorado é de R$ 2,95 mil, anualmente reajustáveis, parcelados em 48 vezes. O candidato pagará R$ 200 no ato de inscrição.

O curso viabilizado pela Seduc na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação tem parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e a Faculdade Católica de Rondônia, em Porto Velho.

“No quadro atualmente temos apenas um doutor e 87  mestres na nossa rede estadual de ensino; esses números são insignificantes em comparação com os quase 13 mil professores da rede estadual”, comentou o gerente de Formação e Capacitação Técnica e Pedagógica, Marcos Antônio Shreder da Silva.

Segundo a Coordenadoria de Recursos Humanos da Seduc, até dezembro de 2015, trabalhavam na educação estadual 9.131 professores e 380 técnicos.

Segundo Shreder, o resgate de diversos projetos proporcionado pelo Núcleo de Projetos Educacionais permitirá a especialização em lato sensu [em sentido amplo] e strictu senso [em sentido estrito]. “Um núcleo pensante será primordial para o estado de Rondônia. É indiscutível que as pesquisas possibilitarão modificações no âmbito individual e coletivo, trazendo melhoramentos nas práticas educacionais e possibilitando aos sujeitos adotarem uma postura crítica diante dos problemas inerentes ao interesse público”, comentou Marcos da Silva.

O gerente comparou da formação continuada em stricto sensu com outros três estados brasileiros: Oferta de bolsas de R$ 1.300,00 (mestrado) e R$ de 1.600,00 (doutorado). Além da manutenção do salário mensal após o afastamento para cursar ser deferido. Santa Catarina adota o afastamento remunerado  para o período do curso e no primeiro semestre de 2016 1° semestre/2016 oferece 38 vagas para mestrado quatro vagas para doutorado.

A Secretaria de Educação do Paraná permite aos participantes receber vencimentos sem nenhum ônus ou seja recebe sua remuneração durante todo o período do curso. Em quatro anos, aquele estado formou 823 mestres e doutores nas diversas áreas do conhecimento.  A média anual é fabulosa: 205,75.

Na chamada Meta 16 do Projeto Melhoria da Qualidade de Ensino nas Escolas da Rede Pública, o gerente prevê a formação de 100% dos professores da educação básica, até o último ano de vigência do Plano Estadual de Educação, assegurando condições de acesso ao strictu sensu e garantindo a todos profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação. “Isso leva em consideração necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino”, assinalou.

Texto: Montezuma Cruz

Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cultura, Cursos, Distritos, Edital, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Previdência, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade