Governo de Rondônia
25/04/2024

REINSERÇÃO

Unidade prisional de Jaru tem 90% dos reeducandos trabalhando por meio de convênios e empresas privadas

18 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Reeducandos do remi semi aberto são responsáveis pela limpeza das ruas do município

Reeducandos do remi semi aberto são responsáveis pela limpeza das ruas do município

Investindo no incentivo ao trabalho para os apenados, a Casa de Prisão Semiaberto e aberto de Jaru tem 90% dos reeducandos exercendo funções profissionais através de convênios com a prefeitura e parcerias com a Defensoria Pública do Estado, Rodoviária dos Colonos, Secretaria de Agricultura Municipal, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), Hospital Municipal e Secretaria Municipal de Obras (Semosp).

Com exceção dos apenados que acabaram de chegar à unidade ou respondem procedimento administrativo disciplinar (PAD), 40 reeducandos do regime semi-aberto trabalham, e 40 reeducandos do regime aberto se apresentam todos os dias para assinar a folha de freqüência, todos com comprovação de trabalho lícito.

A prefeitura de Jaru depende do trabalho dos reeducandos do regime semi-aberto para limpezas das ruas através de convênio. O apenado que chega à unidade e já tem vínculo trabalhista com carteira de trabalho assinada, retornam para o local de trabalho de origem. Os outros trabalham via convênio e recebem um salário mínimo, onde 25% do valor são destinados ao Conselho da Comunidade para investir na própria unidade com a confecção de artesanato e trabalho com hortaliças.

O processo de indicação ao trabalho externo inicia com a análise de comportamento do reeducando durante 30 dias. Para o Conselho da Comunidade, com o trabalho conveniado há maior segurança e maior fiscalização dos apenados.

O diretor da unidade, Anderson Dias, acredita que o retorno à sociedade é imediato com a reinserção do reeducando através do trabalho. “É uma vitória pra nós que moramos aqui, temos presos que eram apenados e agora trabalham efetivados na prefeitura. Vendo um apenado sendo contratado, recebendo um bom salário, ficamos gratificados com o nosso trabalho desenvolvido. Vemos que mudou a vida de alguém”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Quiquiô
Fotos: Gaia Quiquiô
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Justiça, Legislação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo