Governo de Rondônia
23/04/2024

AGRONEGÓCIO

Pré-show de Crédito em Jaru abre as sete rodadas de negócios que antecedem a 5ª Rondônia Rural Show

22 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O Pré-show de Crédito de Jaru, primeira de sete rodadas de negócios que antecipam a 5ª Rondônia Rural Show que aconteceu na sexta-feira (19) e no sábado (20), na praça central da cidade, superou todas as expectativas ao realizar dezenas de assinaturas de intenção de compra de equipamentos e insumos aproveitando os juros baixos do plano safra 2015/2016.

Primeiro Pré-show de Crédito, um sucesso de público e propostas de negócios

Primeiro Pré-show de Crédito, um sucesso de público e propostas de negócios

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), instituições financeiras, fabricantes e representantes comerciais, promove até o final de março o Pré-show de Crédito em sete municípios pólos.

Jaru está localizado na região conhecida como Território Central de Rondônia, que engloba ainda os municípios de Jí-Paraná, Ouro Preto, Presidente Médici, Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari, Mirante da Serra, Urupá, Teixeirópolis, Nova União, Alvorada do Oeste e Vale dos Parecis, além dos distritos de Colina Verde, Tarilândia, Nova Londrina, Nova Colina, Novo Riachuelo, Estrela de Rondônia e Rondominas.

O plano safra 2015/2016, que disponibiliza recursos a juros subsidiados (5,5% ao ano), para o agronegócio familiar, e que tem vigência até o final de junho, é um dos fatores para a realização das sete rodadas de negócios antecipadas. As próximas acontecem, a partir das 8h, em Ariquemes, nos dias 23 e 24 de fevereiro; Nova Mamoré, nos dias 26 e 27 de fevereiro; São Miguel do Guaporé, nos dias 1 e 2 de março; Rolim de Moura, nos dias 4 e 5 de março; Cacoal, nos dias 9 e 10 de março; e em Colorado do Oeste, nos dias 11 e 12 de março deste ano.

“As taxas de juros que serão praticadas no plano safra 2016/2017 tendem a ser maiores que as atuais″, pontifica José de Arimatéia, diretor técnico da Emater-RO, que prevê a realização de “algo em torno de R$ 150 milhões em negócios só aqui em Jaru”.

Edson Dias, diretor da revenda Budny de Jí-Paraná, presente nos Pré-show em Jaru, diz que “esta idéia do governador Confúcio Moura é uma ótima estratégia quem vem desburocratizar os trâmites bancários”. Dias estima que as rodas de negócios antecipadas aumentarão em até 30% as vendas concretizadas na 5ª Rondônia Rural Show.

O sócio-proprietário da Casa da Lavoura e gestor da unidade de Jaru, Sandro Ramos, afirma acreditar  que “num ano atípico, com aumento das taxas de juros, a iniciativa vai alavancar os negócios em mais de 25%”.

Orácio de Alcântara, gerente da agência do Banco da Amazônia (Basa) de Jaru, diz que a iniciativa do governo vem facilitar as projeções de negócios, ajudando a arrumar o cadastro, para chegar na 5ª Rondônia Rural Show já com os negócios fechados.

Os sete encontros macro visam agilizar os tramites das propostas de financiamento de máquinas, equipamentos, insumos e demais bens agrícolas, pois as instituições financeiras necessitam de até 60 dias para realizar as operações de avaliação de cada proposta. “Permitindo que a liberação dos créditos propostos aconteçam durante a realização da 5ª Rondônia Rural Show, onde os produtores do agronegócio poderão concretizar seus sonhos de aquisição de tecnologias e, com isso, aumentarem a produtividade dos seus empreendimentos”, explica Evandro Padovani, secretário da Seagri.

Saiba mais:
Rodadas de negócios antecipam operações bancárias da Rondônia Rural Show
Salas temáticas da carne, leite e café serão inovação na 5ª Rondônia Rural Show


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Distritos, Ecologia, Economia, Empresas, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo