Governo de Rondônia
25/04/2024

GESTÃO PUBLICA

Na abertura de seminário, Confúcio Moura diz que Estado tem de funcionar bem com qualquer governador  

25 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Confúcio Moura avalia que Rondonia pode ser exemplo de gestão.

Confúcio Moura avalia que Rondônia pode ser exemplo de gestão.

O II Seminário de Gestão Pública, com o tema “Liderança, ética e resultados no setor público”, foi aberto na tarde desta quarta-feira (24) pelo governador Confúcio Moura, com participação do vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Isaías Fonseca Morais; presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Tomé Filho, e superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Valdemar Camata Jr.

Dirigido aos secretários de Estado, diretores-executivos e gerentes, o seminário é  continuidade de iniciativa iniciada em 2013, quando ocorreu a primeira edição do evento e foi lançado o Plano Estratégico Rondônia de Oportunidades, com metas de compromissos dos gestores, documento agora revisado, com versão que abrange o período 2016-2020. Ele será apresentado pelo governador Confúcio Moura no dia 26, sexta-feira, último dia seminário, que se realiza no Teatro Guaporé, anexo ao Palácio das Artes. Até lá, diversas palestras foram programadas.

O governador Confúcio Moura disse mais uma vez que sua preocupação é deixar um Estado “arrumado”, em que ações e competências se desenvolvam de forma eficiente, com gestores e funcionários qualificados. Ele acredita que, por ser pequeno, Rondônia pode ser referência em gestão para o Brasil.

“Podemos compor um grupo técnico qualificado, que entra por meio de concurso bem exigente, que vai para universidade uma parte do tempo, outra parte trabalha meio expediente, e o estágio probatório dele fica vinculado à aprovação na universidade”, propôs o governador, acrescentando que esse profissional estará habilitado a exercer suas funções em qualquer repartição pública.

“O Estado não é o governo, não é o Confúcio, não é a Dilma e nem o governador do Distrito Federal. É um ente impessoal. Tem de funcionar independentemente do governador. Por isso tem de ter um grupo de carreira, uma estrutura de gente competente, como tem na Inglaterra e nos Estados Unidos. Muda o presidente republicano, entra o democrata, mas o que entra sabe que tem um corpo técnico que toca o governo independente de quem foi eleito”, afirmou o governador.

Confúcio Moura lamentou o fato de ainda existir no Brasil o sentimento de “terra arrasada”, quando governadores nem transferem o cargo para o sucessor, e o secretariado e colaboradores “limpam os computadores, chegando um mundo de gente nova que não sabe nem por onde começar a trabalhar.” Ele contou episódio de um presidente da República eleito na década de 20 que foi para o Palácio no Rio de Janeiro tomar posse e ninguém o esperava para transmitir o cargo.

O vice-presidente do Tribunal de Justiça Isaías Morais disse que o “Brasil está sendo passado a limpo” e que a população anseia por “administração séria, voltada a prestar serviços com extrema qualidade”, registrando a importância dos gestores pararem para refletir sobre questões de relevo para a gestão pública. “Parabenizo o governo por este seminário, sei que o governador Confúcio sempre teve a preocupação de capacitar e qualificar as pessoas”, concluiu.

O seminário é promovido pela Superintendência de Assuntos Estratégicos (Seae), com apoio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e Superintendência de Turismo (Setur). Nesta quarta, a palestra foi Liderança e Transformação no Serviço Público, apresentada pelo especialista em Comunicação, autor de seis livros Luciano Pires, de São Paulo.

A superintendente da Seae, Rosana Cristina Vieira de Souza, disse que o evento supera as expectativas. “As palestras objetivam fazer com que gestores e servidores façam uma reflexão para melhorar a gestão pública. Os palestrantes têm excelente nível, os temas são muito bons e interligados, logo esgotamos as 236 vagas e abrimos um cadastro reserva que teve mais de 300 pessoas querendo participar. Infelizmente, não há espaço para todos mas as palestras podem ser acompanhadas ao vivo pela internet, no site do evento”, afirma.

Na mesa de abertura estiveram, ainda, os secretários Emerson Castro (Casa Civil) e George Braga (Planejamento).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo