Governo de Rondônia
18/04/2024

GESTÃO PÚBLICA

Com investimento em qualificação, gestores confiam que Rondônia evolui na governança

25 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Com investimentos em qualificação, o que deve ser ampliado com a implantação da Escola do Servidor, prevista para meados deste ano, o Estado de Rondônia evolui na gestão e governança. Gestores que estiveram no primeiro dia do 2º Seminário de Gestão Pública, quando o palestrante Luciano Pires expôs sobre Liderança e Transformação no Serviço Público, acreditam que o governo avança para melhor atender à população ao incentivar a capacitação de seus servidores. O evento foi aberto nessa quarta-feira (24) e segue até esta sexta-feira (26), das 8h às 17h, no Teatro Guaporé, anexo ao Teatro Palácio das Rondônia, em Porto Velho.

Abertura do II Seminário de Gestão Pública_24.02.16_Foto_Daiane Mendonça (4)

Abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira; programação segue até sexta

“Acredito que pela história de Rondônia, na evolução dos governos, essa gestão em especial vai provocar mudanças investindo seriamente em resultados na gestão pública, na formação de lideranças, na verdadeira gestão e governança. Isso é ousado para servidores não habituados a ser capacitados, que foram envelhecendo sem qualificação, a não ser casos isolados de servidores que investiram neles próprios. O estado pensar em formar líderes e ter gestão de resultados é fato totalmente inusitado”, destacou a superintendente de Gestão de Pessoas Helena Bezerra.

Helena disse que o seminário aproxima governo e servidores, com responsabilidade, formando pessoas competentes para suas atividades, o que é um avanço. E acredita que até o fim da gestão Confúcio Moura o estado terá outra cara.

“O que se percebe é que o Governo do Estado, ao contrário do que acontecia anteriormente, está investindo efetivamente em qualificação, proporcionando um seminário com pessoas abalizadas, com notório saber, e isso dá um grau de importância que permite a participação da gente com certificação, sabendo que vamos extrair daqui informações que serão utilizadas no dia a dia”, avaliou o superintendente de Turismo, Júlio Olivar.

Ele complementou que “não são palestras de autoajuda, avivamento que se propunha antigamente, sem teor pedagógico. “Foi criteriosa a escolha dos palestrantes, a certificação é importante e acho que o gestor tem de estar constantemente se formando; não tem que se posicionar como político acima da necessidade de estar aprendendo”.

A superintendente de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos, Isis Gomes Queiroz, disse que o governo está inovando com os seminários que realiza. “O princípio da eficiência evoluiu em nível constitucional, e os órgãos púbicos não foram alcançando isso no seu dia a dia. E nós gestores temos que ter a reponsabilidade não apenas de se atualizar na legislação, mas saber como alcançar serviço público de qualidade, como atender aos anseios da sociedade, cada vez mais exigente. É dever do gestor buscar a excelência no atendimento, e isso só é possível se tivermos a humildade para entender que temos de nos capacitar, buscar informação e renovar o aprendizado”, disse Isis Queiroz.

Para o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Antonio Carlos dos Reis, o seminário é uma oportunidade para aprimorar a administração pública. “É preciso cuidado para gerir toda a máquina, a administração pública é grandiosa, e além disso temos um sistema burocrático. Se não houver aprimoramento e capacitação para eliminação de erros, realmente fica difícil de gerir situações. Momentos como este ajudam a enfrentar o dia a dia”, opinou.

A superintendente de Assuntos Estratégicos, Rosana Cristina Vieira de Souza, disse que a Seae, a Superintendência de Gestão de Pessoas e a Secretaria e Planejamento, Orçamento e Gestão trabalham conjuntamente para o lançamento, em  meados do ano, da Escola do Servidor, que terá uma programação de cursos a distância, inicialmente, para todos os servidores.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo