Governo de Rondônia
25/04/2024

GESTÃO PÚBLICA

Estrutura do estado será híbrida no futuro, diz especialista em administração

25 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

II Seminário de Gestão Pública_Segundo dia_Palestrante Humberto Falcão Martins_25.02.16_Foto_Daiane Mendonça (12)

Humberto Martins falou sobre gestão pública

O estado futuro terá estrutura híbrida para assimilar o relacionamento com outras instituições, como as Organizações Não Governamentais (ONGs) e, consequentemente, evoluir em eficácia. A previsão foi feita, nesta quinta-feira(25), por Humberto Falcão Martins, em palestra proferida durante o III Seminário de Gestão Pública, no Teatro Guaporé. O evento é destinado a secretários de estado, secretários adjuntos e chefes dos demais órgãos públicos estaduais.

A avaliação do palestrante, que é doutor em administração, além de autor de vários livros sobre gestão pública, foi uma resposta ao questionamento formulado pelo governador Confúcio Moura, a respeito da importância do Terceiro Setor na administração pública. Confúcio avalia que a estrutura estatal necessita deste suporte, que em determinadas circunstâncias, oferece mais agilidade e eficiência.

A gestão de relacionamento, que se abre para que outras instituições contribuam para oferecer a melhor resposta às demandas sociais, segundo o Humberto Martins, é uma tendência em evolução. Ele destacou que já existem resultados práticos positivos deste modelo,  “que precisa ser avaliado sem medos ou paixões”. Humberto Martins admitiu que os órgãos de controle externo costumar vem com desconfiança o relacionamento entre administração pública em ONGs.  “Mas, o sistema híbrido é, sem dúvida, uma tendência para o futuro”, acrescentou.

Em outra pergunta formulada pelo governador, o especialista concordou que a avaliação de desempenho o serviço público é possível, mas que deve levar em consideração múltiplos aspectos para fazer bem à instituição e à autoestima individual.

A palestra com o tema ‘O que a sociedade espera das instituições”, apresentada por Humberto Martins, foi iniciada exemplificando que o Ideal da Boa Vida, instituída pelos gregos há mais de dois mil anos e que está fincada sob a tríade Saúde, Paz e Prosperidade, é anseio social.

O tema foi dividido em quatro itens –  Qualidade e Capacidade Institucional, Relacionamento e Colaboração, Desempenho e, finalmente, Valor Público. Após abordar  cada um destes aspectos, Humberto Martins revelou que estão interligados e que o último deles, Valor Público, é a avaliação que a sociedade faz da gestão estatal.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

Ricardo Plácido recebeu uma homenagem do governador

Ricardo Plácido recebeu uma homenagem do governador

Na outra palestra, o rondoniense Ricardo Plácido Ribeiro, servidor de carreira da Controladoria Geral da União, hoje atuando em Brasília, falou sobre o tem ‘Ética e Transparência no Serviço Público’, assunto que defendeu ilustrando com sua experiência profissional. Além de explicar o que significa ética e moral, ele apontou diferenças e enfatizou que agir com ética provoca um custo a cada pessoal individualmente.

Sobre o seminário, o governador disse que as boas práticas no serviço público são resultado do que as pessoas aprendem em casa, com suas famílias. Este princípios, observou,  devem ser exercitados no ambiente profissional, a serviço da sociedade.

O III Seminário de Gestão Pública é realizado pela Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos e tem apoio da Secretaria de Estado Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e da Superintendência Estadual de Turismo. O evento será encerrado sexta-feira (26) coma presença do governador Confúcio Moura e palestra Gestão e Eficiência no Serviço Público, ministrada pelo professor Waldez Luiz Ludwig. Em seguida, será apresentado o Planto Estratégico 2016-2020, pela superintendente de Assuntos Estratégicos Rosana Souza.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo