Governo de Rondônia
28/03/2024

VIGILÂNCIA

Câmeras de videomonitoramento contribuem para prisões de suspeitos de crimes em Buritis

26 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Imagens das ruas são projetadas para uma central, onde é feito o monitoramento

Imagens das ruas são projetadas para uma central, onde é feito o monitoramento

Com quatro meses de implantação, o sistema de vídeo monitoramento do município de Buritis começa a apresentar resultados satisfatórios, segundo a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Com as imagens monitoradas pela polícia, crimes como roubo e furto estão sendo esclarecidos de forma mais rápida.

De acordo com informações divulgadas pelo o Núcleo de Análise e Estatística Criminal (Naec) da Sesdec, desde que foi implantado houve redução de 50% nos acidentes de trânsito com vítimas fatal, 12,7% nos crimes de furto consumado e 18,2% no furto de veículo.

Por intermédio do sistema de vigilância, recentemente foi possível obter as imagens dos infratores que atearam fogo em uma frota de ônibus escolares. De posse das imagens, a Polícia Civil realizou trabalho de divulgação, pelo Disk Denúncia 197, e em poucos dias os suspeitos foram localizados.

“É possível afirmar que a investigação do crime do incêndio dos ônibus foi realizada integralmente com base nos elementos obtidos pelo sistema de câmeras, o qual possibilitou, em menos de 24h da prática do crime, a identificação dos infratores, que tiveram suas imagens divulgadas e foram denunciados via 197, culminando na conclusão célere da investigação e na elucidação dos fatos” explicou o delegado de Polícia Civil, Lucas Torres Ribeiro.

Segundo ele, as câmeras proporcionam maior eficácia no combate ao crime e na prevenção de delitos, com mais eficiência no patrulhamento e obtenção de elementos probatórios mais robustos nos procedimentos investigativos criminais.

Com base nas imagens das câmeras, suspeitos  de incendiar ônibus foram presos

Com base nas imagens das câmeras, suspeitos de incendiar ônibus foram presos

“Com a efetiva utilização em tempo real do monitoramento, a expectativa é que haja redução considerável da criminalidade. As imagens têm servido para auxiliar em determinadas investigações, ainda em andamento. A exemplo do roubo a um estabelecimento comercial, em que foi possível por intermédio das câmeras identificar o veículo usado pelos infratores na fuga”, esclareceu.

Para o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, o sistema de videomonitoramento é uma ferramenta moderna e inovadora de apoio às forças de segurança. “O uso das câmeras acrescentam mecanismos que vão auxiliar no trabalho de prevenção e de investigação policial, permitindo com que o Sistema de Segurança planeje com mais eficiência as operações e atividades para coibir a violência”, reforçou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Polícia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo