TRÂNSITO

Habilitações chegarão pelos Correios, anuncia Detran durante inauguração da Circunscrição Regional de Ariquemes

14 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Circunscrição Regional de Trânsito de Ariquemes tem a maior estrutura do estado

As carteiras de habilitação, que demoram pelo meno 10 dias para chegar às mãos dos motoristas no interior do estado, serão entregues nas residências ainda no primeiro semestre desta ano. A novidade foi anunciada pelo diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), José de Albuquerque, nesta segunda-feira (14), no município de Ariquemes, na inauguração da nova sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Atualmente, as CNHs são emitidas apenas em Porto Velho, para onde os motoristas têm que se deslocar para receber os documentos. Segundo José Albuquerque, a iniciativa faz parte do planejamento para que o órgão preste serviços cada vez mais ágeis e eficazes aos usuários.

Ariquemes fica a pouco mais de 200 quilômetros da capital e tem a terceira maior frota do estado (60 mil veículos), sendo que 65% é composta por motocicletas. No município estão cadastradas 40 mil pessoas habilitadas para a condução de veículos.

DEMANDAS

Para fazer frente às demandas do município, a Ciretran, que está localizada na rua Tancredo Neves, apresenta algumas características diferenciadas das demais. É a maior estrutura física existente no estado neste setor e está distribuída numa área de 25 mil metros quadrados. O terreno foi doado pela Prefeitura e o governo de Rondônia investiu cerca de R$ 3 milhões nas obras.

Confúcio Moura: investimento em prevenção e redução de gastos

As instalações são amplas e facilitam o atendimento à população. O governador Confúcio Moura explicou que o objetivo é exatamente este: permitir que funcionários e usuários se sintam confortáveis. A tudo isto, serão agregados equipamentos com alta tecnologia que ampliarão a eficácia dos serviços,

ACIDENTES

O diretor do Detran lamentou que muitas pessoas vejam o órgão como um mero arrecadador de taxas. Segundo ele, há muitos investimentos feitos na educação para o transito e que tem como objetivo reduzir o índice de acidentes.

Albuquerque incluiu entre as ações positivas outra iniciativa que sofre contestações: as blitz realizadas na cidade. “Quando os profissionais estão nas ruas, fiscalizando, estão protegendo vidas e trabalhando para reduzir os gastos com saúde e danos materiais”, explicou.

E sobre os impactos que as vítimas de acidentes sofrem, o governador reforçou afirmando que as vítimas sofrem traumas que vão além dos físicos. “Na capital, a fiscalização da Lei Seca reduz em 40% o número de pessoas internadas nos pronto-socorros”, acrescentou.

TRAUMAS

Confúcio ilustrou o comentário dando ênfase ao fato de que as vítimas de acidentes, além de ocuparem mais leitos nos hospitais, fazem com que sejam maiores os gastos com medicamentos e exames em equipamentos complexos. O governador citou também que há prejuízos pela falta de produtividade dos acidentados.

Os custos do atendimento às vitimas dos acidentes também foi pontuado no discurso do deputado estadual Airton Gurgacz, que foi diretor geral do Detran quando a obra da Ciretran foi iniciada. “Nós vamos pagar, com os nossos impostos, os prejuízos decorrentes da violência no transito”, argumentou.

O fato da frota ser uma das maiores do estado, segundo Lourival Amorim, prefeito de Ariquemes, já justifica a obra pelo seu tamanho. Ele anunciou também que está avançado o asfaltamento que deve chegar a 100% da cidade até o final de seu mandato e que pelo menos 22 faixas elevadas serão instaladas nos próximos meses. Isto deve, segundo ele, contribuir para que motoristas e pedestres transitem por ruas mais seguras,

A cerimônia de inauguração da Ciretran foi marcada por mensagens que pediam paz no transito, transmitidas por bailarinas e por um grupo teatral formado por guardas mirins e alunos da escola Ricardo Catanhede. Os deputados estaduais Adelino Folador, Alex Redano, Saulo Moreira também falaram sobre o tema.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino

Economia, Educação, Governo, Infraestrutura, Obras, Polícia, Previdência, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade, Trânsito, Transporte