Governo de Rondônia
24/04/2024

CANAIS DA CIDADANIA

Construção da praça Parque da Baixada entra em fase final na cidade de Jaru

30 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto do Governo de Rondônia beneficia 16 municípios com praças

Projeto do Governo de Rondônia beneficia 16 municípios com praças

As obras da praça Parque da Baixada, prevista para ser o cartão postal do município de Jaru, ultrapassaram nesta semana a marca de 90% de conclusão. A mega praça em construção pelo Governo de Rondônia deve ser concluída dentro de 60 dias, junto com as obras de asfaltamento no entorno no parque, também em execução pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).

Conforme o projeto, o parque linear é construído no polígono formado pelas ruas Padre Chiquinho, Pernambuco, Rio de Janeiro e Nilton de Araújo, bairros Setor 03 e 04. O Parque da Baixada tem a extensão de aproximadamente 600 metros, com a área de 55 mil metros quadrados de obras.

O local antes abandonado e conhecido como “brejo da baixada” era tomado pelo matagal e servia como depósito de lixo. Também tinha como destino centenas de canos de fossas. A área foi transformada pelo Governo de Rondônia através do projeto Canais da Cidadania, executado pelo DER.

TRANFORMAÇÃO

IMG_2817

Baixada de Jaru antes do início das obras de construção da praça

O córrego que atravessa todo parque foi canalizado e recebeu contenção em muro gabião. A área de 55 mil metros de matagal é transformada numa bela praça com pista de caminhada em todo seu entorno, com bancos, mesas, quiosques, playground e academia ao ar livre. Todo posteamento e luminárias estão montados, porém o cabeamento será instalado apenas na última etapa, para evitar ações de vândalos que costumam furtar fios da rede elétrica.

Em vistoria à obra, o diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, destacou o empenho da empresa para concluir os trabalhos até o mês de junho, para que o governador Confúcio Moura possa fazer a inauguração. “Apesar das chuvas, a empresa tem mantido ritmo forte de trabalho”, observou Neiva. O diretor frisou que o deputado federal Lucio Mosquini se comprometeu em destinar emenda para a inclusão de outros benefícios no Parque da Baixada, mesmo após sua inauguração.

INAUGURAÇÕES

Praças semelhantes ao Parque da Baixada foram inauguradas pelo governador Confúcio Moura nos municípios de Ariquemes (Parque Açaí); Buritis (Parque Buritis); Ji-Paraná (Igarapé Pintado), e Ouro Preto (Parque do Bosque).

Saiba mais:
Investimento de R$ 64 milhões beneficia mais de 900 mil pessoas em Rondônia com o Programa Canais da Cidadania
População de Buritis ganha praça de 30 mil metros quadrados construída pelo governo do estado
População de Ouro Preto do Oeste ganha Parque do Bosque, praça que valoriza o meio ambiente local


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Saneamento, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo