INCLUSÃO SOCIAL

Governo, prefeitura e Sistema ‘S’ definem ações para o Orgulho do Madeira, em Porto Velho

06 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião foi comandada pelo governador

O residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, é objeto de uma grande mobilização de órgãos estaduais e municipais que estão comprometidas com o bem estar e desenvolvimento social dos habitantes. Representantes dos setores envolvidos apresentaram, segunda-feira (4), no Palácio Rio Madeira, projetos que tem para consolidar presença no complexo habitacional.

O governador Confúcio Moura participou da reunião e deu o tom do que pretende realizar no residencial. Citando exemplos de condomínio existentes no país, ele afirmou que o Orgulho do Madeira não pode se transformar numa grande favela. “É preciso atuar logo, sem muita teorização”, recomendou.

O empreendimento, conforme o governador, exige um novo modelo educacional, por exemplo. Ele destacou que a população do residencial é constituída de pessoas pobres, que já viviam mal onde estavam e que vão habitar num modelo diferente de habitação.

Para Confúcio, a presença do poder público no Orgulho do Madeira deve ser bem executada e que, quando isto ocorrer, será modelo para outros empreendimentos deste tipo no país.

O governo do estado mobilizou setores como a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Polícia Militar, Secretaria de Educação, além da Prefeitura e Sistema “S”, composto por Sesi/Senai, Sesc/Senac e Sebrae, além da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Seas), a quem compete a coordenação executiva das ações. Todos estão envolvidos no projeto Plataforma de Governança para o Residencial Orgulho do Madeira.

A liderança do plano está a cargo da Seas e a coordenação com a Casa Civil, que foi representada pela subchefe Cira Moura.

Os órgãos estaduais participam deste projeto no âmbito de suas competências, juntamente com a Prefeitura. O Sistema “S” atuará para levar aos moradores os serviços ensejarão o desenvolvimento social com cursos, por exemplo. No caso do Sebrae, por exemplo, uma das iniciativas será o estímulo aos pequenos empreendedores do próprio complexo habitacional.

ORGANIZAÇÃO

A Coordenadoria de Habitação, órgão da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) detectou sinais de que ainda é baixo o grau de organização social, fato que demanda intervenção rápida para contribuir para que este item seja melhorado.

Confúcio Moura propõe que a presença oficial no residencial também contribua para que os moradores sejam conscientizados de que devem valorizar os equipamentos que serão instalados para o bem estar de todos.

À Secretaria do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Confúcio orientou para que esteja presente com a difusão de informações sobre a necessidade de preservar os mananciais que existem nas proximidades.

A formação de lideranças locais também deve ser estimulada, conforme o governador, para que partam dos próprios moradores as propostas para melhorias em seu ambiente.

Residencial está localizado na zona Leste de Porto Velho

Confúcio também é a favor de que o modelo educacional que será levado para o residencial seja diferente, que tenha professores comprometidos, também, com a formação para a vida.

“Estamos à frente de um grande desafio, que precisa ser vencido em alta velocidade. Quero deixar aqui um modelo consagrado. E para isto contamos com tantos parceiros para operar este grande milagre”.

Localizado no bairro Mariana, na zona leste da cidade, o empreendimento Orgulho do Madeira é resultante dos programas habitacionais Minha Casa Minha Vida, do governo federal, e Morada Nova, do governo de Rondônia.

Nas obras estão envolvidos R$ 258 milhões, sendo R$ 39, 5 milhões a contrapartida do estado. O residencial é constituído por 3.744 apartamentos e 256 casas. Quando todas as unidades estiverem ocupadas, o que deve ocorrer até o final do ano, haverá ali em torno de 16 mil pessoas.

A seleção dos moradores teve como alvo famílias com renda de até R$ 1.600. Atualmente, estão sendo firmadas assinaturas de 704 novos contratos. Desta vez, os contemplados, em sua maioria, perderam ou estavam em habitações atingidas pela enchente histórica de 2014.

Das 976 unidades entregues até agora, 136 ainda não foram ocupadas pelos contemplados.

Para isto, está sendo levado em consideração que o complexo habitacional, que tem 3.744 apartamentos e 256 casas, está sendo habitado por pessoas que vêm de regiões com pouca assistência e que não estão acostumadas a este tipo de moradia.

Saiba mais

Residencial Orgulho do Madeira entrega no próximo dia 14 as chaves de mais 704 imóveis em Porto Velho

Ações de sustentabilidade e empreendedorismo para moradores do Orgulho do Madeira são discutidas em Porto Velho

Texto: Nonato Cruz