20/04/2024

Escola Gonçalves Dias inaugura novo refeitório e biblioteca em Ji-Paraná

11 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Os 1.040 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gonçalves Dias, em Ji-Paraná, desfrutam de novo refeitório e nova biblioteca. Os dois espaços foram reformados, ampliados e reinaugurados na sexta-feira (8) pela direção da escola e autoridades, com homenagem póstuma à ex-servidora Maria Valdenice Simeão da Silva, falecida no ano passado, vítima de câncer.

SEDUC_GD Refeitório_Biblioteca_08-04_Foto Paulo Sérgio (5)

Estudantes comemoram novo espaço para leitura e aprendizagem

As obras foram executadas com recursos próprios do governo estadual, no valor de R$ 72 mil. A biblioteca ganhou nova área de leitura, mobiliário e climatização. Já o refeitório teve parede erguida, piso e paredes revestidas em cerâmica, forro em PVC, iluminação, climatização e mobília. Tudo novo e capaz de acomodar 200 estudantes.

“Para a gente é importante mais esse espaço de estudo, pois nos oportuniza maior acesso ao conhecimento”, avaliou o estudante, Ytalo Alves, do 2º ano do Ensino Médio.

Professora de língua portuguesa, Fabíola Menezes de Lima disse estar satisfeita com a ampliação. “Vamos aplicar mais atividades literárias nessa nova área”, animou-se. A biblioteca conta com um acervo de dois mil livros didáticos e literários.

HOMENAGEM

O novo refeitório recebeu o nome da ex-merendeira que atuou por mais de 30 anos no mesmo colégio. “Lembramos dela com muita saudade. Ela era a responsável pela merenda escolar, e a fazia com muito amor”, disse a diretora, Rosângela Aparecida Marun Cândido, ao descrever a ex-servidora que no passado enfrentou fogão à lenha no preparo da merenda aos alunos.

João Marcos da Silva, viúvo de Valdenice, fez um emocionado agradecimento na solenidade. “É uma justa homenagem, pois marca a presença dela aqui ainda que em espírito”.

“Eu me lembro bem da Val. Como ela era doce com todos nós. É uma bela homenagem”, disse a estudante Bianca Meldola, do 9º ano.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio