Governo de Rondônia
26/04/2024

HOMENAGEM

Dia do Policial Civil é comemorado nesta quarta-feira com solenidade em Porto Velho

19 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Nesta quarta-feira (20), a partir das 8h, a Polícia Civil do Estado de Rondônia realizará no Sindicado dos Delegados de Polícia de Rondônia (Sindrepro), em Porto Velho, solenidade referente ao Dia do Policial Civil, que é comemorado dia 21 de abril no Brasil.

Segundo o delegado da Polícia Civil, Osmar Casa, a solenidade comemorativa é um para valorizar os policiais, que mesmo diante de tantas dificuldades continuam firmes na busca de uma sociedade mais pacificada. “Durante a cerimônia, serão exibidos vídeos com as operações realizadas pela Policia Civil e entregues certificados de elogios, como reconhecimento pelos excelentes serviços prestados pelos policias civis”, destacou.

Osmar Casa destaca, ainda, que hoje a Polícia Civil de Rondônia atua também no combate à corrupção realizando operações em parceria com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas. “A função da Polícia Civil é exercer, com exclusividade, as atividades de polícia judiciária e apurar as infrações penais (exceto militares) no âmbito do território estadual, na forma da legislação em vigor e colaborar com o Poder Judiciário, com o Ministério Público e demais autoridades constituídas”, explicou Casa.

A Policia Civil de Rondônia foi criada pelo Decreto Lei nº 1, de 31 de dezembro de 1981. A instituição foi estruturada pelo Decreto nº 5.217, de 13 de agosto de 1991, como Departamento Geral de Policia Civil vinculando-se à Secretaria de Estado de Segurança Pública de Rondônia.

Atualmente, existem 74 delegacias em 29 municípios do estado, que atuam com um efetivo de aproximadamente 2.300 servidores.

DATA

Esta data homenageia o órgão responsável pela segurança da população e a manutenção da ordem pública, seguindo as leis e normas de boa conduta em sociedade.

A criação do Dia da Polícia Civil é uma homenagem à figura de Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), o patrono das polícias brasileiras (civil e militar).

Além do Dia da Polícia Civil e Dia de Tiradentes, em 21 de abril ainda se comemora o Dia da Polícia Militar.

O dia 21 de abril simboliza a data do enforcamento de Tiradentes, membro da 6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais, um valente grupo que lutou no movimento da Inconfidência Mineira.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo