Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO

Rádio Falante da Escola Orlando Freire contabiliza duas premiações em seis anos de programação em Porto Velho

25 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

PROJETO_RADIO_FALANTE_20042016_FOTOS_MAICONLEMES (10)

Equipamentos foram adquiridos pela própria escola

Há seis anos, o radialista Reinaldo Ramos iniciou, na Escola Estadual Orlando Freire, o projeto Rádio Falante com a proposta de facilitar a comunicação entre a comunidade escolar. O primeiro programa, em caráter experimental, foi ar no dia 10 de abril de 2010.

“Ficamos um mês em fase de teste, definindo qual seria o projeto editorial da rádio. Em maio entramos no ar definitivo, trazendo para a escola uma proposta diferente que, além de música e recadinhos, leva informações e notícias para os alunos e funcionários”, explicou Reinaldo, que hoje é o coordenador da Rádio Falante e da TV Paredão.

A TV Paredão é fruto da Rádio Falante, que surgiu da curiosidade dos alunos em querer saber quem estava sendo entrevistado no estúdio da rádio. “Os alunos ouviam os entrevistados e ficavam curiosos para ver a pessoa que estava falando. Como não temos espaço para todos no estúdio, colocamos um monitor no pátio que transmite em tempo real todas as entrevistas feitas na rádio, assim surgiu a TV Paredão, que virou sucesso entre os alunos”, comentou Reinaldo.

O projeto foi implantado a custo zero. Os equipamentos para montar a rádio foram retirados do depósito da escola que já tinha o material guardado de antigos programas, como o Amigos da Escola.

A rádio funciona com a colaboração de oito alunos do 8º e 9º anos, que são capacitados para desempenhar os papéis de apresentador, operador de áudio e repórter.

Além de promover a educomunicação, metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem por meio da mídia, a Rádio Falante ajuda os alunos a descobrir uma vocação.

A aluna e apresentadora, Raquel Marinho, conta que seu sonho é ser radialista, e estar no projeto Rádio Falante é a porta de entrada para concretizar esse sonho. “Quando ingressei na Escola Orlando Freire fiquei apaixonada pelo projeto da rádio e me ofereci para participar. Estou aprendendo cada dia mais sobre comunicação e programa de rádio, e agora tenho mais certeza que quero mesmo ser radialista”, declarou.

A rádio funciona com a colaboração dos alunos

A rádio funciona com a colaboração dos alunos

Daniel Oliveira é aluno do 9º ano e operador de áudio da rádio, ele disse que entrou no projeto sem saber nada sobre técnicas de áudio para rádio. “Aprendi tudo em poucos dias com o Reinaldo, e hoje me sinto muito feliz em colaborar com um projeto que é importante para a escola e para os alunos”, frisou.

CONQUISTAS

Atuando há seis anos, a Rádio Falante já coleciona prêmios e conquistas, tanto em Rondônia quanto fora do estado. “Recebemos sete prêmios desde a criação da rádio, e já fomos pauta para diversos veículos de comunicação que divulgaram o projeto nacionalmente”, destacou o coordenador do projeto.

Entre os prêmios, a rádio recebeu dois votos de louvor concedidos pela Assembleia Legislativa e o “Construindo a Nação 2012/2013″ do Sebrae de São Paulo.

O projeto extrapolou os muros da escola e ganhou um programa semanal, aos sábados, na rádio Transamazônica FM 105,9 das 14h às 16h, apresentado por Reinaldo Ramos e Suely Souza.

A dinâmica da Rádio Falante não para por aí. Segundo Reinaldo, o próximo passo é produzir um documentário e um livro contando a história do projeto.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Maicon Lemos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo