VITRINE TECNOLÓGICA

Emater vai apresentar rendimento do capim-mombaça por meio de irrigação na 5ª Rondônia Rural Show

28 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Capim-Mombaça_Antônio Dias_28-04_Foto Paulo Sérgio (2)

Equipe da Emater finaliza instalações do sistema de irrigação do capim-mombaça, que será a presentado na feira

Técnicos da Emater/RO preparam o sistema de irrigação por aspersão setorizada em cultivo do capim-mombaça a ser apresentado aos visitantes da 5ª Rondônia Rural Show, que ocorre em Ji-Paraná de 25 a 28 de maio, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. O sistema assegura maior ganho de engorda do gado e aumento na produção de leite se comparado ao capim-braquiária, por exemplo.

“O piquete está pronto. Estamos finalizando as instalações do sistema de irrigação, permitindo que a aspersão atinja pontos específicos da área plantada, garantindo uma pastagem mais uniforme”, detalha o engenheiro agrônomo Antônio Ferreira de Sousa Dias, técnico do escritório regional da Emater/RO em Ji-Paraná e um dos responsáveis pela implantação da irrigação na “Vitrine Tecnológica” na Rondônia Rural Show.

O mombaça, segundo o agrônomo, tem a capacidade de suportar dez cabeças de vaca por hectare quando o manejo é bem feito, enquanto o braquiária nas mesmas condições de manejo em área irrigada tolera apenas quatro cabeças do bovino. “É um ganho extraordinário quando fazemos essa comparação”, acentua Antônio Dias, revelando que o mombaça é mais rico em proteínas.

Outra vantagem apontada em favor do mombaça é a produção do leite quando o animal tem esse capim como principal fonte alimentar. “De oito litros a vaca passa a produzir dez litros por dia”, explica o agrônomo, o acréscimo de ganho para o produtor rural. Durante a Rondônia Rural Show os visitantes poderão conhecer a cultura e obter mais detalhes sobre o capim-mombaça com os técnicos da Emater.

O capim-mombaça é conhecido mundialmente pela alta produtividade, qualidade e adaptação a diferentes condições de clima e solo. Porém, é exigente em fertilidade do solo implicando, em determinadas regiões de Rondônia, investimentos em fertilizantes. As sementes já são comercializadas nos comércios do gênero.

5ª RONDÔNIA RURAL SHOW

Na quinta edição consecutiva, a Rondônia Rural Show é a maior feira do agronegócio no Norte brasileiro. A feira nasceu em 2012 com a proposta de fortalecer a agricultura familiar, responsável por 85% das propriedades rurais de Rondônia. O evento se consolidou e a cada ano cresce em números de propostas de negócios, expositores e visitantes.

Nesta sexta-feira (29), no auditório da Câmara Municipal de São Miguel do Guaporé, o Governo de Rondônia realiza mais uma etapa do pré-lançamento da 5ª Rondônia Rural Show a produtores rurais, agentes públicos, políticos e empresários do agronegócio.

A jornada de pré-lançamento já ocorreu com sucesso em outras cidades rondonienses. Do evento realizado recentemente em Brasília, autoridades de outros estados brasileiros e delegações estrangeiras foram convidadas e já confirmaram participação na feira de tecnologias e oportunidades de negócios rondoniense.

Saiba mais:
Cultivo de girassol surge como alternativa para produtores rurais de Rondônia
Implantada Vitrine tecnológica do Cacau em Porto Velho
Ceplac e Embrapa monitoram plantios focados na 5ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Agricultura, Agropecuária, Água, Distritos, Economia, Empresas, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Servidores, Tecnologia