Governo de Rondônia
29/03/2024

ECONOMIA

Termo de cooperação garante transferência de tecnologia sem custos para Rondônia

11 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Transformar a gestão pública através da modernização dos conceitos de trabalho é um dos alicerces de atuação da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic). Ao participar do Termo de Cooperação Técnica, assinado entre os afiliados da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), a Detic está recebendo e compartilhando conhecimento e boas iniciativas com os principais órgãos da área de tecnologia do Brasil.

O termo de cooperação foi assinado durante o encontro nacional dos representantes estaduais de TI, realizado nos dias 5 e 6 deste mês, em Recife (PE). A Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (Roca), promovido pela Abep, reuniu os presidentes, diretores e gestores de TI pública de 26 estados, que assinaram o termo.

Segundo Ronaldo Sawada, diretor executivo da Detic, ligada à Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae), o encontro detalhou os pontos do termo que norteará a cooperação técnica entre os membros. “A partir da assinatura, os membros da Abep terão amparo legal para estabelecerem a cooperação e troca de informações tecnológicas entre si”, disse.

Sawada explicou que um dos principais avanços conquistados é a customização, em conjunto com outros estados, de sistemas de gestão utilizados na administração pública. “O e-Estado está em fase de implantação, e a partir dele vamos concentrar, em um só sistema, todas as informações de recursos humanos dos nossos servidores do estado”, informou.

Como exemplo, o auxílio do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), na compreensão do módulo de gerenciamento do perfil das unidades governamentais. Esse auxílio possibilitou a economia de 150 pontos de função, que correspondem a R$ 55 mil, como também eliminou a possibilidade de atraso de 60 dias na implantação do projeto.

Outro exemplo é a ajuda da Prodepa, órgão de TI do Pará, criador e desenvolvedor do sistema de processo eletrônico que será disponibilizado no portal de software público nacional. Através dessa parceria, a Detic está customizando, também sem custos, o sistema de processos em Rondônia, e auxiliando a Prodepa na customização do sistema.

A Abep é uma associação cooperativa que atua promovendo a transferência de tecnologia entre os associados. Rondônia, atualmente, não está no mesmo estágio de desenvolvimento tecnológico dos estados de sul e sudeste. Porém, a iniciativa de compartilhar soluções, aproveitar experiências de sucesso e insucesso com os parceiros mais avançados nessa área, são de suma importância para o fortalecimento da tecnologia do estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: DETIC
Fotos: Assessoria Abep
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Economia, Evento, Infraestrutura, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo